19C64B02-89CF-4572-B8E2-B13CDC0BBFDB

Ajuda federal a bares e restaurantes

Publicado em Coluna Capital S/A

Por Samanta Sallum 

O lider do governo no Senado, Jacques Wagner (PT/BA), recebeu ontem o presidente do PSD/ DF, Paulo Octávio, juntamente com os presidentes da Abrasel nacional, Paulo Solmucci, e no DF, Beto Pinheiro. Na reunião, Wagner disse que dará apoio à ampliação da cobertura do PERSE, programa de recuperação do setor de eventos, para uma parcela maior de bares e restaurantes.

A Medida Provisória, que atualizou o benefício para compensar os prejuízos da pandemia, foi aprovada no Senado há 1 mês. Mas a Abrasel pede ainda a reabertura do cadastro de habilitação das empresas ao programa.

“Foi uma grande vitória para o nosso setor a reinclusão dos bares e restaurantes no PERSE. Mas seguimos trabalhando junto às autoridades para garantir a ampliação do cadastramento”,  explicou o presidente da Abrasel, Paulo Solmucci. Isso pode ser feito por outra MP.

Apoio ao setor

“A demanda é justa e os restaurantes, que tanto sofreram com a pandemia, merecem essa atenção. A medida pode beneficiar milhares de estabelecimentos em todo o Brasil, preservando muitos postos de trabalho”, reforçou Paulo Octavio, que também preside o Lide/DF.

Alerta vermelho para reforma tributária

A Abrasel manifestou grande preocupação com o relatório apresentado, na última quinta-feira, pelo relator da pauta, deputado Aguinaldo Ribeiro (PP/PB). “Essa reforma está onerando bastante setores do comércio e do serviço. Para o nosso, especificamente, o aumento é de 95% nos impostos. Um impacto que não conseguimos absorver. As empresa do setor estão endividadas; e 20% operando com prejuízo inclusive”, apontou Beto Pinheiro, presidente da Abrasel/DF e vice-presidente do Sindhobar.

A entidade pede mais prazo para as discussões sobre o projeto. “Nós pedimos diálogo com o Congresso e transparência. Da forma que está, a reforma não tem condições de ser aprovada”, acrescentou Pinheiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*