Por Samanta Sallum
Atibaia/ SP – O DF conquistou posição de destaque no cenário do setor atacado distribuidor no Brasil. Grupos, com sede na capital, despontam em faturamento e presença de mercado em âmbito nacional. O reconhecimento aos bons resultados da região ocorreu ontem na Convenção Anual da Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores de Produtos Industrializados (ABAD), que está sendo realizada em Atibaia (SP). Empresários de Brasília participaram do encontro, que reuniu 350 lideranças do setor de todo o país.
Prêmio para o Grupo Dia a Dia
Um dos exemplos de sucesso é o Grupo Dia a Dia, com faturamento de R$ 4,48 bilhões, lidera o ranking no DF e no Centro Oeste. Também figura na terceira posição entre os dez maiores do país na modalidade Atacado de Autosserviço, sendo também a única empresa da capital federal a figurar no ranking nacional geral (que abrange todas as modalidades), na quinta colocação.
O empresário Branco Amaral recebeu das mãos do presidente da ABAD, Leonardo Severini, o troféu pela liderança regional da empresa junto com o diretor do SindiAtacadista/DF, Anderson Nunes.
“Agradeço meus sócios, equipe e família. Esse prêmio é o resultado de muito esforço, dedicação e comprometimento de todos. Confiamos num Brasil pujante e próspero, em especial aos estados de GO, MG, TO e DF. Temos muito mais a crescer, gerando empregos e renda”, disse o presidente da Grupo Dia a Dia.
Portal de abastecimento para o Centro-Norte
O vice-presidente do SindiAtacadista/DF, Lysipo Gomide, representou também a capital federal no evento. Segundo ele, alguns fatores específicos explicam o forte crescimento regional do setor: investimento das empresas em tecnologia, aumento da frota de caminhões, de instalações e capacitação de pessoal.
“Além disso, também contamos com o apoio do governo do DF que mantém o incentivo fiscal e também com a nossa posição geográfica privilegiada. Somos o portal do abastecimento para o Centro-Norte do país”, acrescentou Gomide. Ele aponta que as empresas do DF têm esse potencial para crescer nos mercados de outros estados.