12EF0617-3F05-4824-A06F-BF4AA51B2814

Mulheres representam 1/4 da força de trabalho na indústria

Publicado em Coluna Capital S/A

Por Samanta Sallum 

Atualmente, as mulheres respondem a cerca de 25% da força de trabalho na indústria nacional. Vem avançando a participação delas no setor, mas o presidente da CNI, Robson Braga, afirma que é preciso avançar mais. “É necessário ampliar medidas concretas para chegarmos a um cenário de igualdade”, disse. Nos cargos de chefia, ocupam apenas 29% das cadeiras.

Na linha de produção 

Estudo da Confederação Nacional da Indústria sobre a implementação de políticas de promoção à diversidade de gênero pelo setor Oxfordmostra que 40% das empresas industriais que possuem até 49 colaboradores possuem mulheres contratadas na linha de produção.

Vendas e gestão

O levantamento aponta que 98% das indústrias de pequeno porte empregam mulheres em suas organizações. Em 85% dessas empresas, o trabalho feminino está presente em áreas e departamentos como o administrativo ou o financeiro. Também são mais contratadas no departamento de vendas (38%), gestão (17%) e marketing (17%).

Parceria entre a CNI e a Oxford

A confederação firmou, nesta semana, uma parceria com a Escola Saïd de Negócios, uma das 38 instituições que compõem a Universidade de Oxford, para aproximar empresas e instituições brasileiras de ciência, tecnologia e inovação de contrapartes britânicas. O acordo inclui ainda a colaboração em pesquisas, estudos e propostas de políticas públicas.

Comitê de inovação

A assinatura ocorreu ontem durante o encerramento da primeira reunião do Comitê Consultivo Internacional da Mobilização Empresarial pela Inovação, realizada em Oxford. O grupo é composto por 8 especialistas internacionais e fará recomendações periódicas para aperfeiçoar o ecossistema de inovação no Brasil.

O acordo foi assinado pelo presidente da CNI, Robson Braga de Andrade, e por Soumitra Dutta, atual reitor da Escola Saïd de Negócios de Oxford e líder do novo comitê da MEI.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*