Por Samanta Sallum
O ex-deputado distrital Cristiano Araújo será o secretário de Turismo do GDF no próximo mandato do governador Ibaneis Rocha. Ele migrou do PSD para o MDB no início do ano e foi candidato a uma vaga na Câmara Legislativa. Teve cerca de 15 mil votos, sendo o 31º mais votado.
As entidades representativas do setor do turismo no DF estavam em grande expectativa para o anúncio do novo secretário da pasta. Elogiaram o governador Ibaneis Rocha por ter pedido ao segmento sugestões de nomes.
A Fecomércio-DF tinha entregue uma lista com três: Luis Otavio Rocha Neves, presidente da Câmara de turismo da Fecomércio; William Frederico Carneiro de Almeida – atual secretário; e Lamark Freire – presidente do Sindetur. Nenhum deles foi escolhido.
No entanto, a ex-diretora regional do Senac-DF Karine Câmara foi indicada para ser a secretária executiva da pasta. Teve como padrinho Leonardo Prudente, que é da direção da Fecomércio e é pai de Rafael Prudente, presidente da Câmara Legislativa e presidente regional do MDB.
Cristiano Araújo foi distrital por três mandatos consecutivos até 2018. A Fecomércio não tinha, no primeiro momento, indicado apoio ao ex-distrital. Mas ele reuniu nove entidades do setor para indicá-lo. Entre elas, a Abrasel no DF, que é presidida por Beto Pinheiro, sócio dos restaurantes Coco Bambu e Vasto.