Por Samanta Sallum
Há uma grande expectativa por parte de entidades que atuam em defesa da representatividade feminina pelo anúncio do nome que assumirá uma das três vagas para juiz no TRE-DF. A decisão é esperada para o final desta semana. E está nas mãos do presidente Jair Bolsonaro. O nome da advogada de Brasília Mírian Lavocat é o único do sexo feminino a integrar as 3 listas tríplices para a escolha.
Atualmente, não há nenhuma mulher na composição do TRE local. Ela pode vir a ser primeira, em 10 anos, a representar a categoria dos advogados no colegiado. A primeira foi Eliene Bastos.
De olho nas Fake News
Lavocat é presidente de Comissão Especial de Reforma Tributária da OAB/DF e conselheira da Câmara de Mulheres Empreendedoras da Fecomércio/DF. Já atuou no Carf e foi por 10 anos advogada da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Ela está na disputa pela vaga de Juiz Substituto da Classe Jurista, que será responsável por julgar a propaganda política, principalmente as fake news e o que é propagado nas redes sociais.
Rito célere
Os outros dois nomes na lista são os de Bruno Lacerda Martins e Guilherme Pupe de Nóbrega. Além desta, há duas listas para preencher as demais vagas de juiz. Elas foram oficialmente homologadas pelo TSE no final da semana passada. E agora foram encaminhadas em “rito célere” a Bolsonaro.
Diversos tribunais eleitorais no país aguardavam a homologação das listas pelo TSE e agora estão na expectativa da escolha presidencial para preenchimento das vagas.