Mercado imobiliário critica legalização do assentamento 26 de Setembro

Compartilhe

Por Samanta Sallum

Entidades que representam a construção civil e o mercado imobiliário no Distrito Federal reagiram à aprovação pelo Congresso de lei que permite a regularização fundiária dos assentamentos 26 de Setembro e Maranata, onde vivem cerca de 40 mil pessoas. O projeto reduz em 40% a área da Floresta Nacional de Brasília (Flona). Segundo o Sinduscon e a Ademi, é um prêmio à ocupação ilegal e um incentivo a novas invasões.

Outros setores do comércio que precisam de alvará para funcionamento também estão fazendo barulho por avaliarem que a fiscalização do GDF dá tratamento diferenciado. E que muitas atividades estão sendo empurradas também para a clandestinidade.

Representantes do setor criticam a política de gestão da Terracap que, segundo eles, não oferece terrenos para a iniciativa privada realizar empreendimentos legalizados para as camadas de baixa renda, enquanto as invasões avançam.

Empresários, arquitetos e urbanistas apontam que esse caminho de ocupação está errado. É preciso planejar as áreas para moradia, já garantindo desde o início a infraestrutura básica. E não deixar ocupar de forma desordenada para depois legalizar.

Mobilização da bancada

O relator da matéria, senador Izalci Lucas (PSDB-DF), candidato ao GDF, costurou um acordo para estabelecer uma compensação que, segundo ele, corresponderia a cerca de 20% da área. A ex-ministra e deputada Flávia Arruda (PL-DF), candidata ao Senado, é autora da proposta e esteve presente na sessão do Senado. Também esteve presente a deputada federal e candidata a vice-governadora do DF, Celina Leão (PP-DF). Para o Sinduscon, a votação foi “motivada pela proximidade das eleições”.

Sabatina dos candidatos ao GDF

Em 13 de setembro, Sinduscon, Ademi e Asbraco vão realizar sabatina com os candidatos ao Palácio do Buriti. E o tema será um dos abordados.

samantasallum

Posts recentes

  • Coluna Capital S/A

Veja os principais produtos brasileiros isentos do tarifaço dos EUA

Brasil conseguiu ampliar lista de itens fora da nova taxação norte-americana. Mais 429 produtos nacionais…

3 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

Celina Leão convoca grande reunião de governo para fazer alerta eleitoral

Encontro com secretários e administradores regionais não entrou na agenda oficial da governadora do DF.…

3 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

Alerta na economia do DF: inadimplência está muito acima da média nacional

Coluna Capital S/A de 15 de julho  Por SAMANTA SALLUM  A situação financeira das famílias…

5 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

Bets, taxa das blusinhas, escala 6×1, Simples Nacional e imposto do pecado: as pautas-bomba para o setor produtivo

Outra prestes a estourar é o novo tarifaço do governo dos EUA sobre os produtos…

6 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

TCU aponta país despreparado para enfrentar El Niño: setor produtivo apreensivo com efeito na economia

Pecuária deve ser a atividade mais afetada no Centro-Oeste e no Norte. Redução na oferta…

7 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

Mudança no comando da Neoenergia no DF acontece dias depois de reunião com Celina

A empresa promoveu trocas de gestão na  Bahia, no Rio Grande do Norte e em…

2 semanas atrás