Cade recebe denúncias contra fusão da Rede D’Or com a SulAmérica

Publicado em Coluna Capital S/A

Por Samanta Sallum

A compra da SulAmérica pela Rede D’Or provocou um rebuliço no mercado de assistência de saúde privada no país. A operação está sob análise do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). Se aprovada, unirá uma rede hospitalar e de laboratórios com ampla cobertura nacional com uma gigante operadora. O negócio é alvo de denúncias por outros grandes hospitais e administradoras de planos, porque representa, segundo eles, concorrência desleal. Apontam que as empresas envolvidas vão dominar a cadeia de ponta a ponta.

O que mais provoca questionamento é a relação da Rede D’Or com a administradora Qualicorp. A concentração das atividades comerciais do setor é alvo de críticas. 

Simbiose

O anúncio da compra foi em fevereiro, mas a cada dia ganha novos contornos. Processo no Cade sobre a transação, que a coluna teve acesso, aponta que a diretoria da Qualicorp é formada por funcionários ou ex-funcionários da Rede D’Or.  

Direcionamento

É avaliado pelo Cade se haverá danos aos assegurados no sentido de não terem opções mais diversificadas de atendimento e de preços de adesão com o novo conglomerado do setor.

O  volume de clientes do mercado de saúde complementar no Brasil chega a 45 milhões de pessoas.

A ANS chegou a emitir nota questionando a operação. Segundo a RN 515/2022 da agência:  “A  Administradora de Benefícios não poderá ter rede própria, credenciada ou referenciada de serviços médico-hospitalares ou odontológicos, para oferecer aos beneficiários da pessoa jurídica contratante. É vedada a participação de Administradora de Benefícios e Operadora de Plano de Assistência à Saúde pertencentes ao mesmo grupo econômico em uma mesma relação contratual”.

Os hospitais Albert Einstein, Beneficência Portuguesa, Sírio Libanês, entre outros, e a administradora SuperMed entraram como terceiras interessadas no Cade. O volume de reclamações contra a compra da SulAmérica pela Rede D’Or chama a atenção. O grupo afirma, no entanto, que não tem participação na Qualicorp e que, assim, não está concentrando atividades do setor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*