3F7000F8-0543-49E1-8D66-F36E2C01858E

Casal produz cogumelos comestíveis e medicinais em Sobradinho

Publicado em Coluna Capital S/A

Por Samanta Sallum

Uma pequena propriedade rural, em Sobradinho, foi o espaço encontrado pelo casal Túlio Santana, 39, e Valéria Santana, 41, para iniciar a realização de um sonho antigo: trabalhar juntos, à frente de um negócio próprio. O dois, que estão juntos desde que cursavam engenharia agronômica na Universidade Federal de Sergipe (UFS), são os fundadores e gestores do Grupo Stelliá, uma empresa genuinamente brasiliense que cultiva e comercializa cogumelos orgânicos. O produto pode ser utilizado tanto na culinária quanto na medicina.

Homenagem às filhas

A marca foi oficialmente criada em 2018, com o apoio do Sebrae no Distrito Federal, e recebeu o nome em referência às duas primeiras filhas do casal, Stella e Maria Júlia, hoje, respectivamente com 9 e 7 anos.

Restaurantes

Semanalmente, a marca colhe cogumelos suficientes para produzir entre 600 e 700 bandejas, que são comercializadas para mais de 50 restaurantes e supermercados localizados na capital federal.

Estufas

A produção dos cogumelos, atualmente, é toda feita em estufas, com controle de temperatura, umidade e com a adição de substrato, uma espécie de material que tem como função prover sustentação e também nutrientes para o crescimento de cogumelos do tipo shimejis – brancos e pretos –, erynguis, shitakes, ganodermas e jubas-de-leão.

Competindo com SP

“O nosso diferencial é que apresentamos um produto muito fresco ao consumidor. A gente colhe e entrega no mesmo dia, e assim conseguimos fazer frente ao mercado de São Paulo, que é o mais forte do país. Os cogumelos que vêm de lá demoram, em média, dois ou três dias para chegar até a mesa do consumidor brasiliense, e o nosso, não. Colheu pela manhã, à tarde já está no ponto de venda”, explica Túlio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*