Será possível agendar atendimento presencial para serviços disponíveis no portal e no aplicativo Meu INSS. É mais uma etapa do retorno gradativo do público às agências. Foram publicadas portarias no Diário Oficial da União (DOU), para ampliar e padronizar o fluxo operacional interno.
Desde 2020, em virtude da pandemia da Covid-19, o INSS tomou uma série de medidas para evitar aglomerações e restringiu o acesso apenas aos serviços que não podiam ser feitos de forma remota, como a realização de perícias médicas, avaliação social, reabilitação profissional e justificação administrativa.
Com a publicação das novas portarias, a partir de 14 de março, o cidadão poderá agendar atendimento presencial. Isso inclui pedidos de aposentadoria e pensão por morte, emissão de extratos, certificados e outros documentos, obtenção de resultados, entre vários outros.
Ao todo, 91 serviços do INSS já são passíveis de atendimento de forma digital.
O agendamento continua sendo feito pelo Meu INSS (site gov.br/meuinss e aplicativo para celular) e telefone 135. É importante frisar que esses serviços também continuam disponíveis de forma inteiramente digital, sem a necessidade de comparecimento nas agências.
Atendimento espontâneo
Também será retomado o atendimento realizado sem agendamento prévio, o chamado atendimento espontâneo. Nos casos excepcionais em que o segurado não tenha acesso à internet ou a telefone, como preveem as normas, ele vai poder procurar as agências físicas para realizar agendamento ou esclarecimento de dúvidas.
As unidades que vão conseguir prestar esse tipo de atendimento dentro das normas de segurança, higiene e distanciamento serão definidas após 30 de março.
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