Codese vai entregar documento com metas para candidatos ao GDF

Publicado em Coluna Capital S/A
Por Samanta Sallum
O Conselho de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Estratégico do Distrito Federal (Codese) inicia a partir de amanhã um calendário importante de reuniões para elaborar o documento “O DF que a gente quer 2040”. Ele reunirá um conjunto de metas a ser entregue, em junho do ano que vem, aos candidatos ao GDF.
Será feito também um balanço do que o governo Ibaneis Rocha realizou das metas do documento anterior de 2018.

Fórum
Amanhã, entre as 8h30 e as 12h30, representantes das 17 câmaras técnicas vão se reunir para dar início ao Fórum. Será na Faculdade Senac, na 913 Sul. E, para 26 de março, no Museu da República, está programada uma reunião aberta a todo público que deseje colaborar com sugestões ao documento.

Eixos de trabalho
O Codese representa a sociedade civil e tem, entre os integrantes acadêmicos, empresários, representante do esporte e da cultura no DF e de movimentos sociais. O trabalho será dividido em seis eixos estruturantes:
Desenvolvimento Urbano; Desenvolvimento Econômico; Cidadania e Desenvolvimento Social; Ride; Economia Criativa e Sustentabilidade; e Inovação e Tecnologia.
Missão
A entidade formada pela sociedade civil foi criada, segundo o estatuto, para “discutir soluções estratégicas em desenvolvimento econômico para melhorar condições de renda e de vida da população do DF”.
Moradia para baixa renda
Segundo o presidente do Codese, Leonardo Oliveira de Ávila, a questão mais urgente é a fundiária e de moradia.
“Pessoas de baixa renda precisam ter acesso a loteamento legalizados, planejados dentro do DF. Mas não existe essa oferta hoje e elas são empurradas a morar em assentamentos”, aponta.
Até hoje o DF não tem uma lei local para parcelamento de solo. Se baseia na lei federal. “O crescimento desordenado com as ocupações ilegais de terras é um malefício gigantesco na nossa capital, que causa danos sociais e ambientais”, reforça Leonardo de Ávila.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*