Por Samanta Sallum
A retirada do sistema de Substituição Tributária de produtos que oneram o segmento como se fossem grandes empresas. E a ampliação, no Distrito Federal, da faixa de faturamento das que são beneficiárias do Simples nacional. Esses são dois pleitos importantes e urgentes do setor para que se tenha um ambiente realmente favorável à retomada econômica no DF.
Vale lembrar que 98% dos CNPJs no DF são de micro e pequenos empreendedores.
Parâmetro nacional
Lei federal de 2018 ampliou o faturamento anual para R$ 4,8 milhões para as pequenas empresas. Mas falta uma norma local que acompanhe o parâmetro nacional. É necessário que seja enviada à Câmara Legislativa um projeto que faço essa atualização de valores para que tenha impacto na forma de cobrança também do ICMS e ISS aqui.
Pedido à Secretaria de Economia
Essas demandas são defendidas no DF por várias entidades do setor produtivo , como CDL, Fecomercio e Sebrae. E foram reforçadas nas palavras do superintendente regional do Sebrae, Valdir Oliveira, ao secretário de Fazendo, André Clemente, durante o evento Correio Talks, que debateu na semana passada o futuro do desenvolvimento econômico do DF.
“Não se pode tratar os pequenos da mesma forma que os grandes. Os micro e pequenos empresários precisam de fôlego para superar essa crise”, frisou. Clemente ficou de avaliar as propostas apresentadas.
Shampoo na mercearia
Um dos exemplos do impacto na retirada da substituição tributária o DF ocorreu com setor de produtos de beleza e higiene pessoal. Alguns itens já foram beneficiados. Isso permite, por exemplo, que um mercadinho local consiga ter um preço mais competitivo.
Regulamentação do uso da IA no país avança no Senado e relator do projeto afirma que pode…
Tradicionalmente realizada na última sexta de novembro, o dia de promoções tem se firmado como…
Evento teve a presença do ministro das Comunicações, que fez critica aos conselheiros da Aneel …
Por Samanta Sallum A Câmara dos Deputados recebeu ontem o anteprojeto de lei elaborado por…
Entidade que representa a indústria reclamou que decisão de aumentar taxa Selic é baseada em…
Por Samanta Sallum Os aluguéis no Distrito Federal subiram 0,46% de agosto para setembro e,…