Câmara e GDF buscam solução para o impasse da Luos

Compartilhe

Por Samanta Sallum

A Câmara Legislativa e o GDF buscam um entendimento para aprovar finalmente a nova proposta da Lei de Uso e Ocupação do Solo. A ideia é que o projeto de lei retorne à Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Seduh) para ajustes. Uma vez sanados os questionamentos, seja reencaminhado ao Legislativo já em consenso para passar no plenário.

O assunto é prioridade do setor produtivo para destravar atividades econômicas.

“É melhor recuar agora para avançar depois. Por isso, estou sugerindo o retorno da proposta ao governo. O projeto já recebeu aqui mais de 70 emendas, um número muito alto de alterações e que aumentaria ainda mais até chegar ao plenário”, explicou o presidente da Câmara Legislativa, Rafael Prudente, à coluna.

Conciliação

Segundo Prudente, não está sendo possível pacificar o assunto entre os parlamentares e já tem 1 ano que a proposta de revisão da Luos está na Câmara. “E algumas emendas terão vício de origem. Então, acredito que a forma mais eficiente de resolver isso é o GDF ajustar o texto. Do jeito que está aqui não vai avançar.”

O deputado disse que é preciso atender à grande expectativa do setor produtivo conciliando com os anseios dos conselhos comunitários.

Conplan e audiências públicas

O secretário de Desenvolvimento Urbano, Mateus Oliveira, lembrou que o projeto passou por audiência pública, teve aprovação no Conplan, e também em duas comissões da Câmara: Assuntos Fundiários e Desenvolvimento Econômico.

Ele disse à coluna que há disposição para um acordo desde que o Legislativo aponte com clareza o que deve ser modificado na Luos.

“Apesar da nossa convicção de que todas as propostas estão bem embasadas tecnicamente, a Seduhpermanece à disposição para os aprimoramentos que a CLDF entender necessários. Nossa postura é colaborativa.Esperamos que o projeto avance e seja o mais breve possível aprovado.”

samantasallum

Posts recentes

  • Coluna Capital S/A

Expectativa do comércio para o Natal tem queda em relação ao ano passado

Coluna Capital S/A de 9 de dezembro  Por SAMANTA SALLUM  O comércio do DF espera…

8 horas atrás
  • Coluna Capital S/A

Palavras que voam: exposição celebra 50 anos do Dicionário Aurélio*

Por SAMANTA SALLUM  O Sesi Lab inaugurou neste sábado a exposição Palavras que Voam: Acervo…

3 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

ITBI terá nova forma de cálculo com lei promulgada pelos deputados distritais

Alteração no Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis estabelece agora valor de mercado do…

5 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

Programa Acredita para pequenos negócios alcançará R$ 10 bilhões em crédito

Por SAMANTA SALLUM  Lançado em maio de 2024, o Programa Acredita chegará ao fim de…

6 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

“Instalei hoje auditoria externa e independente”, diz presidente do BRB em reunião com empresários do DF

Por SAMANTA SALLUM  Acompanhando do governador Ibaneis Rocha, o novo presidente do BRB, Nelson Souza,…

1 semana atrás
  • Coluna Capital S/A

Alerta ao Banco Central, Anatel e governo para combate a golpes digitais em idosos

Auditoria inédita do TCU aponta descontrole das operadoras de telecomunicações na venda de chips. E…

1 semana atrás