Por Samanta Sallum
Começa hoje o V Fórum Nacional do Comércio, cujo tema será “Transformações: Política e Comércio pós-pandemia”. O evento, no Royal Tulip, vai reunir presencialmente e on-line lojistas de todo o Brasil entre hoje e amanhã. Diversos empresários e autoridades participarão. Entre eles, o secretário geral da presidência , Ônix Lorenzoni ; o ministro da Economia, Paulo Guedes; a ministra da Secretaria do Governo, Flávia Arruda; o presidente do Sebrae Nacional, Carlos Melles; os deputados Efraim Filho (DEM-PB), presidente da Frente Parlamentar do Comércio, Serviços e Empreendedorismo (FCS), e Darci de Mattos (PSD-SC), relator da PEC 32/20 na CCJ da Câmara dos Deputados; a deputada Bia Kicis (PLS-DF), presidente da CCJ; o senador Roberto Rocha, relator da Reforma Tributária no Senado, a PEC 110/19, entre outros representantes do governo federal.
Digitalização e
acesso ao crédito
O Fórum é organizado pela Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e não ocorria há 2 anos.
“Acreditamos que estamos em um novo momento. Queremos buscar soluções que agilizem o processo de digitalização do comércio e serviços, alternativas de maior acesso ao crédito para o desenvolvimento do setor e políticas públicas que garantam a adaptação dos pequenos e médios empresários para essa nova realidade”, explicou O presidente da CNDL, José César da Costa.
Presenças
O evento contará ainda com a VP de Marketing Global e Inovação da Alpargatas, Fernanda Romano; a CEO do Radar Governamental, Juliana Celuppi; a presidente da Abrig, Carolina Venuto; a presidente do IRELGOV, Suelma Rosa; o especialista em Varejo Marcos Gouvêa, o presidente do SPC Brasil.
O secretário de Desenvolvimento Econômico do DF, Márcio Farias Júnior, abrirá o fórum.
Mais segurança jurídica
“A expectativa é a melhor possível. É uma oportunidade de discutir os assuntos do dia a dia de lojistas e comércios, bem como suas perspectivas. A gente espera que o lojista fique mais animado com as proposituras apresentadas. Infelizmente, tivemos um aumento de preço generalizado não só no Brasil, mas no mundo inteiro, de commodities que está causando inflação. O que mais precisamos é de segurança jurídica para o ambiente de negócios”, aponta o presidente da CDL/DF, Wagner Silveira.