Por Samanta Sallum
Viajar sempre foi um hobby praticado com frequência pelos amigos Gustavo Souza, 35 anos, Bruno Conrad, 41, João Mariano, 38, e Marcelo Hermes, 34. Foi durante uma delas que tiveram a ideia de criar um negócio próprio, a Moblix, uma plataforma de comércio digital especializada em turismo. Eles acabam de vencer o primeiro Desafio Catalisa Corp, promovido pelo Sebrae Nacional em parceria com a Bancorbrás. O objetivo é estimular conexões entre pequenos negócios, médias e grandes corporações interessadas em desenvolver soluções inovadoras.
InovAtiva Brasil
O caminho não foi fácil. Em fevereiro de 2020, um mês antes de tudo fechar por causa da pandemia, lançaram a plataforma que funcionaria por assinatura, facilitando a comercialização apenas de passagens aéreas. Em meio ao cenário de incertezas, surgiu a oportunidade da Moblix participar do maior programa de aceleração de startups da América Latina, o InovAtiva Brasil. A iniciativa, promovida anualmente pelo Ministério da Economia e pelo Sebrae, oferece gratuitamente capacitações e mentorias a empreendedores inovadores e foi decisiva para os quatro amigos decidirem remodelar a ideia.
Gestão inteligente de pacotes
O esforço deu resultado e eles se destacaram no Catalisa Corp. O resultado do desafio foi divulgado em agosto, após quatro meses em que a Moblix e outras 41 startups foram continuamente desafiadas a desenvolver uma solução capaz de realizar a intermediação de fornecedores de turismo receptivo e clientes finais (turistas), bem como prover tecnologia de apoio às empresas do setor com gestão inteligente dos serviços e pacotes.
E-commerce
A plataforma de e-commerce está em fase de elaboração e tem recebido apoio da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii). Ela vai permitir que agências de viagens e os fornecedores de experiências turísticas – em sua maioria micro e pequenas empresas – vendam seus produtos nas principais operadoras de turismo do Brasil, como a Bancorbrás. A expectativa é que seja lançada no final deste ano.
Retomada do turismo
“Já estamos colhendo bons resultados, vislumbrando novas oportunidades de negócio, notando o crescimento da nossa base de clientes. Isso nos leva a crer em uma retomada muito forte do setor de turismo e nós estamos preparados para esse reaquecimento”, conta Gustavo Souza, um dos sócios do Moblix.