Por Samanta Sallum
O Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico do DF tem nova diretoria para o biênio 2021/2023. Foi realizado ontem um jantar comemorativo de posse no auditório do centro empresarial CNC. O empresário da construção civil Leonardo Oliveira de Ávila é o novo presidente. Apesar de ser uma organização do setor privado, a entidade tem como presidente de honra o governador Ibaneis Rocha, que também tomou posse na ocasião.
Conjunto de metas
Depois de dois mandatos como presidente, o empresário Paulo Muniz passou a gestão fazendo um balanço das conquistas do Codese. Um conjunto de 500 metas, para 2025, foi consolidado no projeto “O DF que a Gente Quer”. Dessas, 344 estão em estágio avançado de implementação pelo poder público.
Muniz foi fundador, em 2017, da entidade, que é formada por 19 câmaras técnicas. O grupo é constituído por representantes de diversos segmentos do setor produtivo, de entidades setoriais, do meio acadêmico e da sociedade civil. O vice-presidente permanece sendo o empresário Álvaro Silveira, por indicação da Fecomércio-DF.
Planejar o futuro
“Em pouco espaço de tempo, o Distrito Federal se tornou a terceira maior metrópole do país. Aqui encontramos grandes desigualdades sociais, muita riqueza e muita pobreza. O desafio é preparar o nosso futuro e podemos fazer isso através do Codese. Precisamos ajudar a construir o DF que a gente quer”, destacou Ávila.
Revolta
O governador Ibaneis ressaltou a sinergia que tem com o Codese. “A entidade nasceu da revolta dos empresários do DF, porque as coisas não aconteciam por falta de vontade política e de esforço. Eu me identifiquei, porque da mesma maneira que esses empresários estavam à frente da entidades gratuitamente e muitas vezes pagando, eu estava também dedicando a minha vida, a minha profissão, deixando meu escritório de advocacia para atuar pela sociedade por uma cidade melhor”, disse.
Soluções para a cidade
Segundo Ibaneis, hoje há uma relação estreita entre o poder Executivo local e o setor produtivo. “Essa é a Brasília que eu quero, onde os empresários tenham acesso livre ao gabinete, onde eles sentam à mesa e expõem as suas dificuldades, onde a gente trata das soluções da cidade em conjunto.”
Crescimento da Economia do DF
“Hoje tivemos o índice de crescimento de 7.5%, um dos maiores nacionais. Nosso empresariado está disposto a investir, a contratar e a fazer essa cidade crescer cada vez mais”, completou o governador em sei discurso de posse ontem.
Presenças
Estiveram presentes à solenidade representantes de todo o setor produtivo local, autoridades e convidados. Entre eles, o presidente da Fibra, Jamal Bittar; o presidente do Sindivarejista, Édson de Castro; o vice-governador Paco Britto; a deputada federal Celina Leão; o deputado distrital Agaciel Maia; o superintendente do Sebrae DF, Valdir Oliveira; o secretário de Economia, André Clemente; o presidente do BRB, Paulo Henrique Costa; e, representando os Diários Associados, o vice-presidente executivo do Correio Braziliense, Guilherme Machado, que também integra o Codese DF.
A Cofundadora do grupo Sabin, Sandra Costa, também tomou posse na diretoria.
Plano Diretor de Ordenamento Territorial do DF prevê a regularização de áreas e a definição…
Câmara Legislativa propõe audiência pública para debater o tema em fevereiro. Iphan já foi consultado …
Deputado do PL ultrapassou o número de seguidores do presidente Lula no Instagram com alarme…
Expectativas quanto ao futuro da economia no país soam ruins, segundo pesquisa da CNI Por…
Governo sofre nocautepelas redes sociais por fake news Por Samanta Sallum Depois de mais um…
Por Samanta Sallum O ex-presidente da República Jair Bolsonaro (PL) embarcou ontem de manhã do aeroporto…