Por Samanta Sallum/ Imagem Carlos Vieira
As manifestações previstas para amanhã encheram a cidade de “turistas” como há muito tempo não se registrava, por causa da pandemia. Chegou a 97% a ocupação nos hotéis na região central de Brasília. Pousadas e hostels também estão praticamente lotados, num movimento atípico para um feriado no Distrito Federal, quando o fluxo de saída é muito maior que o de chegada.
Para esse feriado, essa elevada ocupação é inédita no DF, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Distrito Federal (Abih).
As caravanas bolsonaristas estão pagando de R$ 65 a diária até R$ 1 mil por pacote de três dias em hotéis de luxo. Bares e restaurantes, já desde sábado, começaram a registrar aumento no movimento. E a expectativa para hoje é superar muito o fluxo normal para uma segunda-feira.
A previsão de chegada de visitantes à cidade pelo aeroporto de Brasília é de 112 mil pessoas para este feriado. Um movimento 43% maior que o registrado no último feriado emendado que foi Corpus Cristhi.
Os shoppings da região próxima ao setor de hotéis também tiveram aumento de visitantes.
Comércio autorizado a abrir
Um acordo coletivo entre os sindicatos patronal e de trabalhadores do comércio permitiu que amanhã o comércio abra. Mas a autorização não é uma obrigação para os lojistas de rua. A projeção é que apenas a metade abra. Já nos shoppings, a grande maioria das lojas estará aberta, seguindo os mesmos horários dos domingos
Esperamos que o bom movimento no setor de turismo cívico na capital federal, neste 7 de Setembro, deixe realmente bons resultados para a economia local e para a democracia com manifestações pacíficas e de respeito à cidadania. Caso contrário, o prejuízo será de todos.
Por Samanta Sallum O Fundo de Aval para Micro e Pequena Empresa (Fampe), gerenciado pelo…
Por Samanta Sallum A Associação Brasileira das Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma) repudiou a…
Por Samanta Sallum A Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) emitiu resposta à declaração ontem do…
Governadora em exercício do DF defendeu ex-presidente e também rebateu as críticas de Ricardo Cappelli…
Por Samanta Sallum Em convergência com as demandas globais, o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem…
O Distrito Federal tem cerca de 167,7 mil contas abertas na B3, com montante de…