Bares e restaurantes ainda no vermelho

Publicado em Coluna Capital S/A

Por Samanta Sallum

Pesquisa nacional da Abrasel aponta que 65% dos estabelecimentos aumentaram os preços dos cardápios no segundo semestre buscando reaver as perdas anteriores. Além disso, 53% dos empresários devem o Simples Nacional e 54% têm algum pagamento em atraso. Por fim, 37% das casas do Brasil operaram com prejuízo no mês de julho.

Incentivo à vacinação

Segundo o presidente da Abrasel-DF, Beto Pinheiro, a vacinação em massa é necessária para ajudar na retomada do setor.

“Incentivamos os empresários a pedirem que seus funcionários se vacinem para maior segurança. Estamos melhorando aos poucos, mas ainda é necessário que o público tenha confiança no nosso setor, e por isso a vacinação é tão importante”, afirma Beto.

Outra preocupação, segundo a Abrasel, é com a alta no custo dos insumos. A pesquisa apontou que 83% dos empresários têm a percepção de que alimentos e bebidas subiram mais de 10% no primeiro semestre, embora o IPCA tenha fechado em 3,77% no período.

Além disso, 84% disseram acreditar em novas altas até o fim do ano. Os reajustes estão sendo repassado aos cardápios, mas não de maneira integral.

“Estamos falando de mais de um terço das empresas ainda sem conseguir se restabelecer, mas mostra que aos poucos a retomada está acontecendo, junto com a flexibilização por parte dos estados e municípios. E, mais importante ainda, a confiança dos clientes em frequentar os bares e restaurantes também está voltando”, reforçou Paulo Solmucci, presidente-executivo da Abrasel.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*