Por Samanta Sallum
As exportações do DF para o Uruguai em 2019 chegaram a US$ 347 mil. Mas a pandemia interrompeu o crescimento das relações comerciais entre a capital federal e o país vizinho. Caíram em 93% as vendas de produtos para lá em 2020, em razão da crise da covid-19. Com o objetivo de identificar novas oportunidades de investimentos, a Fibra, por meio do Centro Internacional de Negócios, promove amanhã, às 17h, a série de webinares Diálogos Comerciais com a América do Sul.
Participação dos embaixadores
No quarto encontro do projeto, os empresários vão conhecer as potencialidades de negócios ofertados pelo Uruguai. O evento virtual contará com apresentações do embaixador do Brasil em Montevidéu, Antonio José Ferreira (foto) e do embaixador do Uruguai em Brasília, Guillermo Valles. Inscrições gratuitas: bit.ly/DialogosComerciaisUruguai
Minerais, armas e frutas
Os principais produtos exportados pelo DF são da indústria de transformação. Destacam-se máquinas e equipamentos industriais, materiais minerais e acessórios para tubos, de ferro ou aço. E a capital federal importa armas, munições, equipamento para distribuição de energia elétrica, bebidas alcoólicas, frutas e nozes.