Por Samanta Sallum
Depois de anunciar o projeto de Lei para reduzir o ICMS dos combustíveis na capital federal, o GDF vai agora reforçar os cofres da Secretaria de Cultura. Até o final do ano, serão destinados mais R$ 91 milhões para a pasta. O objetivo é fomentar a cadeia da economia criativa na capital federal por meio do Fundo de Apoio à Cultura (FAC).
Distritos Criativos
A próxima medida a ser anunciada será um pacote de incentivos para agentes culturais e empreendedores da economia criativa. Além de mais verbas para o FAC, há a previsão de se transformar regiões como a W3 Sul em Distritos Criativos. “O DF tem essa vocação e precisamos aproveitar isso e incentivar. Vai ser mais uma frente de geração de empregos na cidade”, aponta o secretário de Economia do DF, André Clemente.
Resultado do edital
O secretário de Cultura, Bartolomeu Rodrigues, confirmou à coluna que vem por aí uma série de novidades para valorizar o setor no DF. Até o início de outubro, serão divulgados os selecionados para o FAC Multicultural, que soma R$ 53 milhões. Este montante já estava reservado para o projeto.
“Esses recursos serão pagos ainda este ano. É uma forma de antecipar condições para o segmento, que sofreu muito na pandemia, se reerguer”, disse.
Contornando desgastes
Depois de um primeiro ano de gestão com muito desgaste com os produtores culturais e a classe artística, o governador Ibaneis Rocha trocou o titular da pasta. E quer reaquecer o setor.
Bartolomeu Rodrigues, à frente da Secretaria desde o início de 2020, afirma que nenhum outro lugar do país está investindo tanto em cultura como o Distrito Federal. “Tenho muito orgulho de garantir isso. E descentralizamos a forma do investimento, ampliando para mais setores e projetos”, reforça.
Piloto de uma das aeronaves disse que era um dia para entrar na história da…
Sobre Flávio Bolsonaro, comentou que há espaço para outros nomes da direita, mas que campo…
Coluna Capital S/A de 9 de dezembro Por SAMANTA SALLUM O comércio do DF espera…
Por SAMANTA SALLUM O Sesi Lab inaugurou neste sábado a exposição Palavras que Voam: Acervo…
Alteração no Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis estabelece agora valor de mercado do…
Por SAMANTA SALLUM Lançado em maio de 2024, o Programa Acredita chegará ao fim de…