Incentivo à economia criativa com mais verbas para o FAC

Publicado em Coluna Capital S/A

Por Samanta Sallum 

Depois de anunciar o projeto de Lei para reduzir o ICMS dos combustíveis na capital federal, o GDF vai agora reforçar os cofres da Secretaria de Cultura. Até o final do ano, serão destinados mais R$ 91 milhões para a pasta. O objetivo é fomentar a cadeia da economia criativa na capital federal por meio do Fundo de Apoio à Cultura (FAC).

Distritos Criativos

A próxima medida a ser anunciada será um pacote de incentivos para agentes culturais e empreendedores da economia criativa. Além de mais verbas para o FAC, há a previsão de se transformar regiões como a W3 Sul em Distritos Criativos. “O DF tem essa vocação e precisamos aproveitar isso e incentivar. Vai ser mais uma frente de geração de empregos na cidade”, aponta o secretário de Economia do DF, André Clemente.

Resultado do edital 

O secretário de Cultura, Bartolomeu Rodrigues, confirmou à coluna que vem por aí uma série de novidades para valorizar o setor no DF. Até o início de outubro, serão divulgados os selecionados para o FAC Multicultural, que soma R$ 53 milhões. Este montante já estava reservado para o projeto.

“Esses recursos serão pagos ainda este ano. É uma forma de antecipar condições para o segmento, que sofreu muito na pandemia, se reerguer”, disse.

Contornando desgastes 

Depois de um primeiro ano de gestão com muito desgaste com os produtores culturais e a classe artística, o governador Ibaneis Rocha trocou o titular da pasta. E quer reaquecer o setor.

Bartolomeu Rodrigues, à frente da Secretaria desde o início de 2020, afirma que nenhum outro lugar do país está investindo tanto em cultura como o Distrito Federal. “Tenho muito orgulho de garantir isso. E descentralizamos a forma do investimento, ampliando para mais setores e projetos”, reforça.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*