6F633101-2E26-4E38-AACC-41199614F2D5

Empresa cria bike de bambu e circuito agroecológico

Publicado em Coluna Capital S/A

Por Samanta Sallum

A bike de bambu é um projeto do estudante do Instituto Federal de Brasília Vitor Hugo Moraes, 36 anos, que virou uma pequena empresa. Ele cursa agroecologia no Campus Planaltina. Além da produção das bikes, que podem ser encomendadas nas medidas do ciclista e na modalidade de preferência do usuário, como passeio, trilha e speed, a novidade é que Vitor agora planeja dois circuitos diferentes para passeios: um agroecológico e outro, futuramente, histórico-cultural.

Leveza e resistência

Feita artesanalmente, conhecida por sua leveza e resistência, a bicicleta de bambu absorve até 4 vezes mais vibrações do que a de fibra. Quem quiser apoiar o projeto, Vitor avisa que precisa de doação de bicicletas velhas ou carcaças, para a produção da frota. Contato pelo e-mail bamburiti.eco@gmail.com.

Cicloturismo rural

Em tempos de isolamento social, ele convida para o passeio saindo do IFB/ Campus Planaltina e percorrendo a região da cidade. “A novidade possível hoje é produzirmos uma frota de bicicletas de bambu para propor atividades de cicloturismo rural a pequenos grupos”, conta ele.

O projeto reúne Ciclismo, Ar livre, Agroecologia, Sustentabilidade, Bambu e Plantas do Cerrado. Uma oportunidade para conhecer as técnicas agroecológicas, experimentos, o cultivo e uso do bambu.

O percurso inclui lugares importantes como a Pedra Fundamental e o Morro da Capelinha, com paisagens de tirar o fôlego. O passeio tem duração de cerca 4 horas e pode ser realizado  por agendamento das 8h às 12 horas ou das 12h às 16h. Vitor é o guia do Itinerário. O projeto ocorre de fevereiro a novembro, aos finais de semana e inclui a locação de bicicleta artesanal de bambu

  • Distância Total: 7 Km
  • Grau de dificuldade:  2-3 (escala de 1 a 5, com 1 sendo a menor dificuldade)
  • Início e fim do tour: Instituto Federal de Brasília (IFB)
  • Tipo de pavimentação: Rural / Terra
  • Exposição aos carros: Pequena (área rural)

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*