A Associação de Bares e Restaurantes do DF, a Abrasel, comemorou a decisão do governador Ibaneis Rocha de permitir o retorno do funcionamento normal dos estabelecimentos. Ibaneis assinou decreto que acaba com a determinação de encerrar as atividades às 23h.
“A gente estava acompanhando o repique do final do ano, agora no mês de janeiro. A Abrasel, junto com a Sindobar e o GDF (Secretaria de Saúde e Casa Civil), estava monitorando os números da saúde para poder agir com responsabilidade. Como a situação dos leitos está sob controle, o governador viu que dava para flexibilizar isso”, disse o presidente da Abrasel, o empresário Beto Pinheiro.
Ele está seguro de que os números de contaminação no DF pelo novo coronavírus não aumentarão por causa dos bares e restaurantes. “A Abrasel, neste momento, recebe essa decisão do GDF com muita alegria. Agradecemos a sensibilidade do governador com o setor”, ressaltou.
Em 20 de janeiro, a Abrasel e Sindhobar, que representam 11 mil estabelecimentos, enviaram documento ao governador pedindo o fim da restrição de horário.
“Nosso pedido foi embasado tecnicamente. Apontamos que o aumento da fiscalização pela PM vai punir quem está errado,que é uma minoria. E, assim, a maioria que faz certo vai ter liberdade para trabalhar”, afirma Pinheiro.
O empresário argumenta que a medida do GDF é extremamente necessária para a retomada da economia local. “Sabemos que preservar empresas, também, representa preservar vidas, empregos. Acho que o grande desafio, hoje, do GDF é gerar e manter empregos.”