8FDE2355-B17F-4C58-8707-E933EE2064F3

Luz da Lua, artesanato que virou um bom negócio

Publicado em Sem categoria

O brasiliense Leonardo Chaves, 53 anos, conta que nunca tinha pensado em ser artesão. Mas tudo mudou depois de participar, por acaso, de um curso em 2009, no Salão do Artesanato de Brasília. De lá para cá, ele e a esposa, Vanessa Wetzel, deram uma guinada profissional.

Ele deixou o emprego numa papelaria e ela saiu da Embrapa, onde trabalhava como ajudante de pesquisa. Decidiram se dedicar exclusivamente ao ateliê Luz da Lua, que criaram depois de uma reforma na própria casa, no Lago Norte.

O casal faz produtos artesanais especialmente para pets com material reciclado. São casas e camas para gatos e cachorros utilizando jornais e revistas.

No início, o ateliê produzia luminárias, marcadores de páginas e bordado. Os produtos continuam sendo sucesso do Luz da Lua.

> Exposições no Brasil

Ainda em 2009, o casal foi convidado a participar de uma exposição na Embaixada da Costa do Marfim, quando conheceu o trabalho do Sebrae no DF. Começou, então, a fazer cursos e a receber orientações para transformar o ateliê numa pequena empresa.
> Assim, o casal participou da Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte), tradicionalmente realizada no Centro de Convenções de Olinda, Pernambuco. O evento anual é considerado o maior da América Latina.

Mercado Pet 

Em 2016, Leonardo percebeu na expansão do mercado pet a oportunidade para se destacar ainda mais e, com a esposa, investiu na produção de casinhas e caminhas para animais de estimação.

As camas são almofadas de algodão feitas sob medida por Vanessa para acomodar os animais. E há também as suspensas, especialmente para os gatos.

Vida mais feliz

“Nunca havia passado pela minha cabeça ser artesão. Aquele curso, em 2009, que participei por acaso, por estar visitando a feira de artesanato, foi um divisor de águas para mim. Hoje, consigo gerar renda com o meu trabalho, o que antes eu não imaginava. E, acima de tudo, sou uma pessoa bem mais motivada e feliz. Devo isso ao artesanato”, celebra Leonardo.

 


À espera da vacina

Com a chegada da pandemia e a suspensão dos eventos presenciais, Leonardo ficou receoso, porém, não perdeu o fôlego. Enquanto a vacina não chega a todos os brasileiros, o artesão continua trabalhando com encomendas e divulgando seu trabalho nas redes sociais. Instagram: @atelieluzdalua

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*