0C59DD17-8A0F-4929-AF3D-DDE382E24A99

O mapa afetivo dos cafés em Bsb

Publicado em Sem categoria

 Cafés — o novo lifestyle business em roteiro especial

Símbolo do modernismo, Brasília é uma cidade jovem e vibrante. Os nascidos na capital já representam mais da metade da população. E a jovem geração quer empreender. Mas, para isso, escolhe abrir um negócio identificado com o próprio estilo de vida, o chamado lifestyle business.

A expansão do mercado de cafés especiais em Brasília levou o Comida pra Pensar, laboratório de gastronomia do IFB, a elaborar o Mapa Afetivo dos Cafés de BsB. São 42 locais relacionados à produção e à degustação de café. Confira abaixo ou acesse https://comidaprapensar.com/mapa-dos-cafés-de-bsb , onde é possível fazer o donwload gratuito. Para facilitar o deslocamento, os locais também foram marcados no Google Maps.

Baristas de destaque

Nos últimos cinco anos, surgiram diversas cafeterias na capital com baristas que se destacam em concursos nacionais e internacionais e já “fazem escola”.

Do grão à xícara

“Mapeamos cafeterias que se alinham ao perfil ‘do grão à xícara’, isto é, têm contato direto com o cafeicultor, valorizam os métodos de extração da bebida e levam a história de cada produtor ao consumidor final”, explica a coordenadora da pesquisa, Ana Paula Jacques, que é professora do curso de gastronomia do Instituto Federal de Brasília, no campus Riacho Fundo.

Mais regiões

A professora contou à coluna que a ideia inicial era mapear apenas Asa Sul e Asa Norte. “Mas, durante a pesquisa, vimos que a cena dos cafés era mais ampla. Foi uma ótima surpresa.”Assim, entraram na lista regiões como Águas Claras, Guará, Sobradinho, entre outras.

Expresso, coado ou cold brew, as cafeterias oferecem diversas especialidades. E são temáticas.

Fazenda Minelis

A ideia é oferecer um guia para brasilienses e turistas recorrerem sempre que quiserem tomar um bom café. O roteiro inclui as microtorrefações e a fazenda produtora de café Minelis, no Lago Oeste, que agenda visitas do público.

Depois de cinco meses de pesquisa, o “mapa” acaba de ser divulgado. “Já estamos elaborando uma segunda edição, pois descobrimos outros 25 cafés pelo DF”, diz Ana.

Coffee lover

A professora, de 44 anos, formada em gastronomia e com mestrado em turismo sustentável , é uma gaúcha apaixonada por Brasília. “E sou assumidamente uma coffee lover”, brinca. Ela contou com ajuda na pesquisa da monitora Andressa Fróis e da barista Mari Mesquita.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*