O Fórum do Setor Produtivo do Distrito Federal encaminhou ao governador Ibaneis Rocha documento pleiteando o não reajuste do IPTU em 2021 e o parcelamento em, no mínimo, 10 vezes do pagamento do imposto. O documento é assinado pelos presidentes das seis entidades que fazem parte do fórum. São elas: Federações da Indústria, do Comércio, da Agricultura, das Empresas de Transporte de Carga, Sebrae e Câmara de Dirigentes Lojistas.
Em 2020, o setor, mesmo com a pandemia, teve de pagar normalmente o IPTU, em, no máximo, 4 parcelas. Segundo o Fórum do Setor Produtivo, a recuperação econômica ainda é lenta. E, especialmente, está em jogo a sobrevivência de micros e pequenas empresas que continuam operando com baixo faturamento e prejuízo.
Cenário de incerteza
O Fórum argumenta que as empresas precisam de caixa para garantir o pagamento de funcionários e fornecedores e que ainda há um elevado grau de incerteza quanto à normalização da atividade econômica.
As lideranças do fórum vão se reunir na semana que vem com o governador para apresentar um balanço do setor em 2020 e mostrar que a medida é necessária para impedir a inadimplência.