206 Norte Bloco I. Crédito: Victor Machado

Conheça os oito prédios vencedores do Selo de Arquitetura

Publicado em Sem categoria

Entre 1,5 mil edifícios avaliados no Plano Piloto, 30 foram indicados e agora saiu a lista dos que ganharão o Selo CAU-DF/ Arquitetura Brasília 2020. São oito contemplados.

A iniciativa foi lançada pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Distrito Federal, por meio da Comissão Temporária de Patrimônio – com o objetivo de reconhecer o valor histórico das edificações não monumentais de Brasília.

A solenidade de entrega do selo aos primeiros dois edifícios contemplados será hoje no Bloco C da 210 Sul, com a presença dos (co)autores dos projetos arquitetônicos e/ou de seus familiares, de síndicos, autoridades locais, moradores e representantes do CAU/DF.

Polêmica destruição de azulejos

O projeto valoriza as boas práticas de conservação e manutenção predial que preservaram a linguagem arquitetônica do movimento moderno. Recentemente, a destruição dos azulejos originais do Bloco B da 314 Sul, por uma reforma predial, provocou polêmica e mais debate sobre a preservação das características originais das construções residenciais.

Valorizar quem preserva

“As edificações do cotidiano, infelizmente, nunca tiveram o mesmo reconhecimento histórico que os destacados palácios, igrejas e edifícios públicos de Brasília. Muitas foram alvos de sucessivas reformas de manutenção predial que alteraram suas características originais, principalmente de suas fachadas. O selo vem, portanto, reconhecer o trabalho daqueles profissionais que souberam preservar as características originais dessas edificações em seus projetos de reforma, sem deixar de adaptá-las às exigências da legislação atual, às normas técnicas, às novas funcionalidades e tecnologias advindas com o avanço dos tempos”, destaca o presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Distrito Federal,  Daniel Mangabeira.

Confira os oito edifícios.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*