Aeroporto de Brasília ganha certificado internacional por medidas contra a Covid-19

Publicado em Coluna Capital S/A

O Aeroporto de Brasília já recuperou 50% da movimentação aérea de antes da pandemia. Cerca de 90% das lojas já estão abertas com a operação normal.

A empresa Inframerica, concessionária do espaço, vem realizando ações para garantir mais conforto e segurança aos passageiros. E acaba de ter o reconhecimento internacional do esforço sanitário no combate à covid-19. O Conselho Internacional de Aeroportos (Airports Council International – ACI) credenciou o terminal brasiliense com a Airport Health Accreditation (AHA), uma certificação de boas práticas em medidas sanitárias.

 

Entre os aspectos avaliados, estão limpeza e desinfecção, sinalização de distanciamento físico, proteção de funcionários, comunicação e procedimentos com passageiros. “Nós nos empenhamos nas ações para restaurar a confiança nas viagens aéreas”, afirmou o vice-presidente da Inframerica, Juan Djedjeian, em entrevista à coluna. O primeiro semestre havia fechado com queda de 51,2% na movimentação de passageiros comparado ao mesmo período de 2019.   Sala Executiva BRB

Sala Executiva BRB

Hoje, além das 3 salas VIPs domésticas e a internacional, foi inaugurada, recentemente, uma área exclusiva do BRB com raios X próprios para acessar a sala de embarque. E a Sala VIP Doméstica do Aeroporto de Brasília, administrada pela concessionária, foi escolhida a melhor da América Latina e Caribe pela Priority Pass.

Uso de pistas simultâneas

O Aeroporto de Brasília é o 3º maior terminal aéreo do país em movimentação de passageiros e se consolidou como um hub doméstico.

É o único na América do Sul a operar pistas paralelas simultâneas independentes e, assim, com maior capacidade de pista, podendo receber até 72 movimentos aéreos por hora. E tem margem para operar ainda mais voos.

No topo do ranking em pontualidade

Já foi escolhido 12 vezes o melhor do Brasil entre os que movimentam mais de 15 milhões de passageiros ao ano, em pesquisa realizada trimestralmente pelo Ministério da Infraestrutura.  Pelo terceiro ano consecutivo, conquistou o título de melhor do Brasil em pontualidade na premiação Aeroportos + Brasil.

A OAG, empresa especializada em aviação, elegeu o terminal brasiliense como o 4º mais pontual do mundo em 2019 entre os aeroportos que operaram entre 10 milhões e 20 milhões de passageiros por ano. Também é o mais pontual do país.

 

A Inframerica assumiu a concessão do de Brasília em novembro de 2012 e desde então realizou obras de reforma e ampliação, aumentando o terminal aéreo em mais de 65 mil m².

Pontes de embarque passaram de 13 para 30.

Usina solar com japoneses e brasilienses

No quesito sustentabilidade, a Inframerica também se destaca. Construiu uma usina fotovoltaica, usina solar. As obras iniciaram em janeiro deste ano, e, mesmo com a pandemia, o planejamento e a execução do projeto seguiram em frente.

A geração é operada pela startup japonesa Shizen Energy, que no Brasil opera sob a marca FazSol Energias Renováveis, em parceria com
a empresa brasiliense de empreendimentos imobiliários Espaço Y. Espera-se que os 3.360 módulos fotovoltaicos produzam o suficiente para suprir 7% da demanda do aeroporto, carga essa que seria
suficiente para abastecer 1.462 casas populares, por exemplo.

Terminal de cargas 

A modernização das instalações aumentou em 10 vezes a capacidade de recebimento e armazenamento de cargas de diversos tipos. O Terminal de Cargas também foi ampliado e, recentemente, dois galpões de logística das companhias aéreas GOL e Latam foram inaugurados.

A infraestrutura dispõe de armazéns secos e refrigerados. As mercadorias mais transportadas são produtos agrícolas, alimentos processados, produtos médicos e medicamentos, representando mais de 70% do volume total.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*