“A Anapa não está pedindo privilégio algum. Apenas queremos que seja cumprida a lei”
Presidente da Anapa, Rafael Corsino, sobre a importação do alho chinês
A Associação Nacional dos Produtores de Alho (Anapa) ficou preocupada com a indicação do desembargador do Tribunal Regional Federal da 1ª Região Kassio Nunes Marques para uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF). A entidade, que tem sede em Brasília, reagiu. Manifestou ter ressalvas a Kassio Nunes. Isso porque o desembargador proferiu decisões judiciais, permitindo que uma empresa importadora desembaraçasse alho chinês sem o recolhimento do direito antidumping. Essa taxa permite ao produto nacional concorrer leal e igualmente com o chinês.
Prejuízo
“O desembargador está fazendo um desserviço ao país, prejudicando os produtores de alho brasileiros e a arrecadação de taxas do governo. Um prejuízo para todo a sociedade“, afirma o presidente da Anape, Rafael Corsino.
No DF , há muitos produtores de alho. Mas os maiores se concentram em Minas Gerais e Goiás. O setor emprega 200 mil trabalhadores.
Segunda a Anape , a súmula do 323 do STF, que embasou a decisão de Kassio Nunes em favor das importadoras, foi anulada pelo ministro Marco Aurelio.
U$ 70 milhões – Deixaram de ser cobrados este no ano das importadoras de alho chinês
Caíque, o nome indígena do filho mais velho, inspirou a logomarca da empresa. Três penas, que simbolizam os três filhos da família. Caíque virou a marca do primeiro supermercado da empresária Zilmara Lúcia de Paula Ferreira.
E deu sorte.
O negócio, de 1997 para cá, expandiu. Hoje são seis estabelecimentos. Tudo começou com “uma portinha” em Ceilândia, uma padaria. Zilmara e o marido se mudaram do interior de Minas Gerais para Brasília há 25 anos. Apostaram que, na capital, prosperariam.
Ela conta que a família chegou à seguinte conclusão: o que levariam 10 anos para crescer, onde moravam e já tinham um pequeno negócio, em Brasilia conseguiriam muito mais rápido, em apenas 2 anos.
“Percebemos que aqui há mais oportunidades. E ainda temos planos de crescer mais, de abrirmos outras unidades da nossa empresa”, diz Zilmara.
Centenas de empregos
Segunda Zilmara, o segredo do sucesso está na persistência e no equilíbrio. “Obstáculos vão existir. Mas, com processos consistentes de gestão, é possível vencer.”
A empresa conseguiu manter os 350 funcionários empregados mesmo diante da pandemia e de sentir
a queda no consumo dos clientes.
Minha Morada
Com o falecimento de uma filha, Zilmara buscou ressignificar a dor da perda. Criou um projeto de apoio a mulheres que trabalham e precisam cuidar da casa ao mesmo tempo. Um projeto de mentoria. “Eu trabalho na área de RH, quis unir a minha vontade de cuidar das pessoas com os conhecimentos de administração. Muitas mulheres se sentem sacrificadas em ter de conciliar a vida profissional e doméstica. Nós ensinamos uma forma de gestão que as ajuda nisso.”
A administradora do aeroporto Inframérica e multinacionais de área de tecnologia estão focadas no projeto para fazer da capital um grande centro de cargas e redistribuição de produtos. Um grupo de trabalho foi criado junto ao GDF para garantir as condições necessárias à instalação dos pontos de carga dessas empresas aqui.
Segundo maior do Brasil
Com a pandemia, as barrigas dos aviões estão ainda mais ociosas. Poucas bagagens e poucas cargas. Para garantir maior lucratividade nos voos, a ideia é potencializar comercialmente a estratégica localização do aeroporto de Brasilia, o segundo maior do país.
Porto Seco
Projeto HUB DF vai interligar a região do Porto Seco, Santa Maria e Recanto das Emas — áreas destinadas às centrais de carga — ao aeroporto, de onde partem voos para todas as regiões.
Plano Diretor de Ordenamento Territorial do DF prevê a regularização de áreas e a definição…
Câmara Legislativa propõe audiência pública para debater o tema em fevereiro. Iphan já foi consultado …
Deputado do PL ultrapassou o número de seguidores do presidente Lula no Instagram com alarme…
Expectativas quanto ao futuro da economia no país soam ruins, segundo pesquisa da CNI Por…
Governo sofre nocautepelas redes sociais por fake news Por Samanta Sallum Depois de mais um…
Por Samanta Sallum O ex-presidente da República Jair Bolsonaro (PL) embarcou ontem de manhã do aeroporto…