Agda Oliver, 40 anos, está entre as finalistas de prêmio da ONU para mulheres empreendedoras. Ela é dona da oficina Meu Mecânico e pode ser a primeira brasileira campeã da premiação. É uma das dez finalistas do Empretec Women in Business Awards.O evento será em dezembro, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. Além do Brasil, outros nove países estarão representados na cerimônia. “Estou em êxtase e muito emocionada por estar entre as finalistas. Sei que o fato de estar lá já é bastante positivo, mas eu quero ganhar. Quero muito trazer essa premiação internacional para o Brasil”, conta Agda.
A empresária de Brasília foi selecionada dentro de um universo formado por cerca de 40 empreendedoras de todo o Brasil. Abriu o negócio com o apoio do Sebrae/DF. O prêmio é uma iniciativa da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (Unctad), reconhece o empenho e a dedicação de mulheres empreendedoras que transformaram as comunidades em que suas empresas estão inseridas.
Feitiço contra o feiticeiro
´´Tentaram me enrolar uma vez na oficina. Depois disso, decidi virar mecânica e atendo, na maioria mulheres. Mas os homens também confiam no meu trabalho´´, conta.
Mineira, ela veio para a capital federal no início dos anos 2000 e trabalhou em áreas até então dominadas pela presença masculina, como postos de combustíveis, hipermercados e instituições bancárias. A vontade de abrir um negócio próprio sempre a acompanhou e aumentou depois de ela ter sido enganada em uma oficina mecânica. A partir do episódio, começou a estudar conceitos de mecânica e a pesquisar sobre o próprio carro.
A oficina na Avenida Elmo Serejo, em Ceilândia Sul cresceu e fidelizou clientes no DF, em Goiás e se tornou referência para o público feminino, que representa cerca de 70% de toda a clientela de Agda. A estimativa da empreendedora é que cerca de 300 clientes por mês confiam seus veículos à Meu Mecânico.

