Ontem tive a oportunidade de conhecer presencialmente a Editora do Senado Federal. Confesso que fiquei profundamente impressionado com o trabalho que ali vem sendo realizado há décadas em favor da cultura, da memória e da preservação da história brasileira.
Para quem se interessa por cultura, e especialmente para aqueles que compreendem a importância de preservar a memória de um país, o acervo editorial do Senado representa um verdadeiro manancial de conhecimento. Ali estão reunidas obras fundamentais para compreender o pensamento político, jurídico e histórico do Brasil.
A Editora do Senado cumpre uma função singular no cenário editorial brasileiro. Sua missão não é guiada pela lógica comercial ou pela busca de best-sellers. Ao contrário, trata-se de um projeto institucional voltado para publicar aquilo que é relevante para o país: textos clássicos, documentos históricos, obras de reflexão política e estudos que ajudam a compreender a formação do Brasil.
Nesse sentido, merece destaque o apoio e a visão institucional do presidente do Conselho Editorial do Senado, o senador Randolfe Rodrigues, que tem reforçado o papel da editora como instrumento de democratização do acesso ao conhecimento e de valorização da cultura política brasileira.
Em conversa com a vice-presidente Esther Bemerguy de Albuquerque, ficou ainda mais claro que essa missão vai além da simples publicação de livros. Existe um esforço concreto para que essas obras circulem, alcancem leitores e cheguem aos lugares onde o acesso ao conhecimento muitas vezes é mais limitado. A ideia é que os livros possam chegar às escolas, bibliotecas e instituições que atuam na formação de cidadãos e na difusão do saber.
Por isso, deixo aqui este breve relato como uma informação que pode ser útil a muitos educadores e agentes culturais. A Editora do Senado coloca-se à disposição de escolas públicas, bibliotecas e entidades sem fins lucrativos que tenham a missão de ensinar e compartilhar conhecimento.
Essas instituições podem entrar em contato com o Conselho Editorial do Senado e solicitar o envio de obras para enriquecer seus acervos. Trata-se de uma iniciativa que demonstra como uma instituição pública pode contribuir de forma concreta para fortalecer a educação, a cultura e a cidadania em todo o país.
Em tempos em que tanto se discute o acesso à informação e à cultura, iniciativas como essa merecem ser conhecidas e valorizadas.
Acesse o catálago para conhecer os livros e assutos: https://www12.senado.leg.br/publicacoes/conselho-editorial-1/catalogo_cedit_3a_versao_2024_ebook-1.pdf
Para fazer pleitear livros escreva para:
Conselho Editorial do Senado Federal (CEDIT)
Praça dos Três Poderes – Av. N2 – Bloco 2, 1º andar
CEP 70165-900 – Brasília – DF
E-mail: cedit@senado.leg.br
Brasília recebe hoje, às 19h, na Associação Nacional de Escritores (ANE), uma atividade cultural imperdível…
Hoje no Beiracultural uma narrativa íntima que transforma a perimenopausa em política do cuidado Em…
O escritor Rubens Marcelo lança nesta terça-feira, 10 de março, a partir das 17h30, seu…
Pontão Periférico e Popular Voar oferece nova etapa de oficinas criativas e ousadas, entre março…
Carmen Ganzelevitch Gramacho é uma das grandes promotoras do livro em Brasília. Seu trabalho é,…
Há quase 20 anos, o Bloco dos gamenses leva alegria para a cidade Neste…