Categories: Agenda

Carnaval dos Brincantes do Gama com atrações para todas as idades e gostos

O grupo Rapaziada Nota Mil levar[a muito samba e pagode para a festa no Gama – foto-divulgação
Há quase 20 anos, o Bloco dos gamenses leva alegria para a cidade
Neste sábado (14 de fevereiro), na Praça Lourival Bandeira (Cine Itapuã), a partir das 16h, o tradicional Carnaval dos Brincantes do Gama receberá famílias, artistas e comunidade em geral. Após o tradicional cortejo, os grupos Supimpa Trupe (marchinhas, bonecos gigantes e palhaçaria), Comboio Kids  (músicas infantis), Rapaziada Nota Mil (samba e pagode) e o Bloco Baiano de Quenguenhém (Carnaval com rock- “Toca Raul“) mostrarão toda a riqueza da cultura popular brasileira, atendendo todas as idades e gostos. Tudo aberto, gratuito, com libras e audiodescrição. Informações pelo Instagram @institutovoarculturalA programação do Carnaval Brincantes do Gama faz parte do DF FOLIA 2026, este ano realizado pela Organização da Sociedade Civil (OSC) Associação Artise de Arte, Cultura e Acessibilidade, por meio de um Termo de Colaboração com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa. No total, 73 blocos sairão nas ruas de diversas regiões do DF, além de três territórios fixos com programação no feriado. A iniciativa também conta com o apoio da Administração Regional do Gama.

O diretor artístico do Bloco, Marco Augusto de Rezende, diz que o Carnaval dos Brincantes do Gama 2026 reafirma seu compromisso com a democratização do acesso à cultura.

“Feliz em termos alcançado a maioridade. Desde 2008, promovemos um carnaval gratuito, inclusivo e voltado à valorização das tradições populares, fortalecendo a identidade cultural da região e estimulando a participação comunitária“, comemora o diretor, que também é ator e bonequeiro.

Programação

16h – Concentração do público e cortejo festivo
16h30- Supimpa Trupe, grupo musical oficial do Bloco Brincantes do Gama desde sua primeira edição em 2008, abre o evento com um espetáculo que integra marchinhas carnavalescas, cirandas, reisados, cantigas populares, bonecos gigantes e performances de palhaçaria, valorizando as expressões tradicionais da cultura popular brasileira.
17h30Comboio Kids, apresentando o espetáculo “Músicas que Brincam”, um passeio musical pelo Brasil voltado ao público infantil e familiar, com repertório lúdico e interativo que estimula a participação das crianças e promove o contato com a diversidade cultural do país.
19h- o grupo Rapaziada Nota Mil assume a programação com um show de samba e pagode, trazendo ao carnaval a energia contagiante de músicos experientes da cena brasiliense, conhecidos por animar o tradicional Samba do Eixão, reunindo públicos de diferentes gerações.
20h – Bloco Baiano de Quenguenhém, conhecido como o bloco que “Toca Raul”, com interpretações de Jairo Mendonça e banda em homenagem a Raul Seixas. Em 2026, o bloco celebra os 50 anos do clássico “Eu Nasci Há 10 Mil Anos Atrás”, lançado em 1976, reafirmando a importância da obra do artista para a música brasileira e para o imaginário cultural do carnaval.

Acessibilidade

A equipe recebeu formação em acessibilidade atitudinal para melhor receber o público PCD.

Serviço:
O quê: Carnaval dos Brincantes do Gama 2026
Quando: Sábado, 14 de fevereiro, a partir das 16h
Onde: Praça Lourival Bandeira (Cine Itapuã)
Tudo aberto, gratuito, com libras e audiodescrição.
O Carnaval Brincantes do Gama faz parte do DF FOLIA 2026, este ano realizado pela OSC Associação Artise de Arte, Cultura e Acessibilidade, por meio de um Termo de Colaboração com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa. A iniciativa também conta com o apoio da Administração Regional do Gama.

brasiliatododia

Recent Posts

Da quebrada para o palco, em Sobradinho II

Stilo de Rua e Liberdade Condicional Rap no Sarau Conexão Cultural – Edição Especial de…

6 dias ago

Que luz boa em Lisboa, Márcio Catunda lança livro em Brasília

Por Edmílson Caminha Poucos povos cantaram tanto e tão belamente o país natal quanto o…

1 semana ago

6 de fevereiro, 50 anos da Ponte Costa e Silva

O calendário da capital federal guarda datas que ajudam a explicar como Brasília foi sendo…

1 semana ago

Sarau Conexão Cultural – Edição Especial leva rap, cultura periférica e resistência para Sobradinho

Com entrada gratuita, Sobradinho recebe neste sábado, 31 de janeiro, a partir das 18h, em…

2 semanas ago

Autores brasileiros percorrem portugal em roteiro literário e histórico

Iniciativa reúne mais de 30 escritores em eventos, lançamentos e encontros culturais entre Lisboa, Porto…

3 semanas ago

A taxação de livros é um ataque à Língua Portuguesa

O direito internacional encontra-se em meio ao que poderíamos chamar de “a era das turbulências…

3 semanas ago