Fliparacatu se consagra como grande celebração da literatura no Centro-Oeste

Capa Valter Hugo Mãe

Fliparacatu se firma, mais uma vez, como um dos principais eventos literários do Centro-Oeste. Idealizada por Afonso Borges, a feira é resultado de anos de dedicação e esforço para estabelecer Paracatu como referência no circuito nacional de literatura — e, pelo que se viu até agora, ele conseguiu. São só elogios à programação, ao ambiente e à receptividade da cidade.

Para a bióloga Manuela Alegria, que veio de Brasília especialmente para o evento acompanhada do marido e dos filhos, Maria Rita e Dante, “a cidade se transformou, parece até mais iluminada!”. A energia contagiante da Fliparacatu realmente envolve moradores e visitantes em torno da cultura.

Entre os destaques desta edição, está o lançamento do novo livro da poeta brasiliense Ângela Schettini, intitulado Luz, Câmera, Ação e Poesia (Tagore Editora). A obra será lançada hoje, às 19h, no centro histórico da cidade. Através de versos sensíveis e inspiradores, o livro estabelece um diálogo criativo entre o cinema e a poesia, levando o leitor a revisitar clássicos da sétima arte sob uma nova perspectiva poética.

Este ano, a feira também presta uma justa homenagem ao escritor valter hugo mãe, um dos maiores nomes da literatura contemporânea em língua portuguesa. Valter já esteve no Centro-Oeste anteriormente e, em 2008, participou da Feira do Livro de Brasília, ocasião em que lançou um livro criado especialmente para o evento. Convidado pelo editor português Victor Alegria, da Thesaurus Editora, o autor surpreendeu ao desenvolver, junto à equipe da editora, um livro inédito em poucos dias para ser lançado na ocasião da Feira do livro de Brasília, organizada por Victor.

A Fliparacatu mostra, mais uma vez, que as feiras do livro são espaços de encontro, troca e resistência. São momentos preciosos para celebrar ideias, conhecer autores e reafirmar a importância da cultura e da liberdade de pensar.

Vida longa à Fliparacatu! Parabéns à equipe organizadora e ao incansável Afonso Borges, que mais uma vez nos lembra do poder transformador da literatura.

brasiliatododia

Recent Posts

13º Festineco continua neste fim de semana com dois espetáculos de teatro de formas animadas

Bonecos preparados. Palco pronto. Pipoca quente. A magia continua. O 13º Festineco- edição férias escolares…

1 dia ago

Lançamento de Dois Pontões de Cultura em Brasília com celebração popular e apresentações teatrais

Biblioteca Demonstrativa do Brasil recebe o Pontão Popular e Periférico (Gama) e o Pontão MAPATI…

1 mês ago

Tereza Cruvinel e a Tagore Editora lançam dia 17 de setembro livro no Beirute

  A jornalista Tereza Cruvinel e a Tagore Editora lançam no próximo dia 17 de…

3 meses ago

bRASÍLIA iNSPIRA pOESIA lança nova antologia e leva saraus às escolas do DF

O projeto bRASÍLIA iNSPIRA pOESIA (bip) lança, nesta quinta-feira (17), sua segunda antologia poética, reunindo…

3 meses ago

“Nossa Nave Terra Sustentável” leva arte e ecologia às escolas de Taguatinga

Projeto apresenta espetáculo musical sobre meio ambiente a estudantes da rede pública Na segunda-feira, 8…

3 meses ago

Escola Classe Ruralzinha do Riacho Fundo recebe o projeto “Construindo a Cultura de Paz”

Por meio de atividades educativas e distribuição de livros, a iniciativa busca fortalecer o respeito…

4 meses ago