Categories: AgendaCultura

Rappers brasilienses encerram Festival Internacional em Moçambique

Com apoio do Conexão Cultura DF e do FAC-DF, artistas do projeto Cypher ELAS levam potência do hip-hop brasiliense ao Festival de Rap Independente, em Maputo

Quatro artistas mulheres da periferia do Distrito Federal estão prontas para atravessar o oceano e representar o Brasil com rima, batida e atitude. Cléo Street, Thug Dee, Débora Glamurosa e Lídia Polissemia foram convidadas a integrar a programação do Festival de Rap Independente de Maputo, em Moçambique, onde se apresentam no encerramento do evento no próximo domingo, 29 de junho, às 15h, no Gil Vicente Café e Bar (Av. Samora Machel, Centro), com o espetáculo Hip-Hop Mulher. Outras informações no Instagram @cypher.elas

A participação do grupo brasiliense é viabilizada com apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal, por meio do Programa Conexão Cultura DF e do Fundo de Apoio à Cultura (FAC-DF). A ação garante não só a circulação internacional de artistas do DF, como também fortalece a presença de mulheres negras e periféricas em espaços de prestígio da cultura global.

As artistas integram o Cypher ELAS – Vozes do Rap, projeto nascido no Distrito Federal sob a liderança da rapper e produtora cultural Cléo Street, e que se consolida como símbolo de resistência, coletividade e potência criativa do rap feminino independente. Essa será a segunda participação feminina de rappers brasilienses no evento, marcando a continuidade de uma ponte cultural entre Brasil e África construída por meio da música, da vivência e da sororidade.

A programação em Maputo contará com uma semana de atividades culturais, oficinas, rodas de conversa e encontros com artistas locais, culminando no show de encerramento no Cine Vigtália, espaço tradicional da capital moçambicana. O evento contará também com a presença de grandes nomes da cena africana, como Monalisa, LeoQueen, Sistah Afrka, Tallucha, BronyBeats e Nina Bloma.

Mais do que uma apresentação, o Cypher ELAS carrega narrativas coletivas construídas nas quebradas do Distrito Federal. São histórias de superação, identidade, autonomia e arte como ferramenta de transformação social. Em tempos de apagamento, elas fazem do microfone uma arma e do palco um território de pertencimento.

O intercâmbio faz parte de um movimento maior: o Festival Hip-Hop Mulher, também idealizado por Cleo, que vem reunindo MCs, DJs, grafiteiras, B.Girls, empreendedoras e produtoras culturais do DF, promovendo visibilidade e circulação de mulheres na cultura hip-hop.

SERVIÇO:

O quê: Rappers Brasilienses encerram o Festival Independente de Maputo, em Moçambique – Apresentação do espetáculo Hip-Hop Mulher, com Cleo Street, Thug Dee, Débora Glamurosa e Lídia Polissemia, representando o projeto Cypher ELAS – Vozes do Rap
Quando: Domingo, 29 de junho, às 15h (horário local)
Onde: Gil Vicente Café e Bar (Av. Samora Machel, Centro), Maputo, Moçambique
Instagram: @cypher.elas
Apoio: Programa Conexão Cultura DF e Fundo de Apoio à Cultura do DF (FAC), da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal
brasiliatododia

Recent Posts

13º Festineco continua neste fim de semana com dois espetáculos de teatro de formas animadas

Bonecos preparados. Palco pronto. Pipoca quente. A magia continua. O 13º Festineco- edição férias escolares…

1 dia ago

Lançamento de Dois Pontões de Cultura em Brasília com celebração popular e apresentações teatrais

Biblioteca Demonstrativa do Brasil recebe o Pontão Popular e Periférico (Gama) e o Pontão MAPATI…

1 mês ago

Tereza Cruvinel e a Tagore Editora lançam dia 17 de setembro livro no Beirute

  A jornalista Tereza Cruvinel e a Tagore Editora lançam no próximo dia 17 de…

3 meses ago

bRASÍLIA iNSPIRA pOESIA lança nova antologia e leva saraus às escolas do DF

O projeto bRASÍLIA iNSPIRA pOESIA (bip) lança, nesta quinta-feira (17), sua segunda antologia poética, reunindo…

3 meses ago

“Nossa Nave Terra Sustentável” leva arte e ecologia às escolas de Taguatinga

Projeto apresenta espetáculo musical sobre meio ambiente a estudantes da rede pública Na segunda-feira, 8…

3 meses ago

Fliparacatu se consagra como grande celebração da literatura no Centro-Oeste

  Fliparacatu se firma, mais uma vez, como um dos principais eventos literários do Centro-Oeste.…

3 meses ago