Categories: AgendaCultura

Tributo a Dandara e Zumbi leva arte e consciência racial a 10 escolas do DF

Evento Dandara

Projeto do Grupo Cultural Azulim alcançará estudantes com apresentações, oficinas e feiras de economia criativa para valorizar a cultura afro-brasileira e combater o racismo

Na quarta-feira, 16 de abril, a Escola Classe Sítio das Araucárias (Faz. Mareiza St Araucarias – Nri), será a primeira entre as 10 escolas do DF que receberão apresentações gratuitas do espetáculo cênico-musical “Tributo a Dandara e Zumbi” que resgatam a memória e a resistência desses ícones da luta contra a escravidão, além de oficinas formativas, palestras e debates voltados à valorização da cultura afro-brasileira. Dez escolas públicas do DF, entre ensino fundamental e médio, receberão essa iniciativa. Informações pelo Instagram @gc.azulim

O projeto “Tributo a Dandara e Zumbi” é realizado pelo Grupo Cultural Azulim por meio de um Termo de Fomento da Fundação Palmares, do Ministério da Cultura.

O projeto também organizará feiras de economia criativa afro-brasileira, incentivando o empreendedorismo cultural e dando visibilidade a artesãos e artistas locais. As ações são gratuitas e alinhadas à Lei 10.639/03, que estabelece a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro-Brasileira nas escolas.

Segundo Iranildo Moreira, presidente do Grupo Cultural Azulim, a iniciativa tem papel estratégico no enfrentamento ao racismo estrutural.
“Nosso objetivo é sensibilizar e empoderar a juventude negra, promovendo um ambiente escolar inclusivo, democrático e de respeito à diversidade. O legado de Dandara e Zumbi inspira novas gerações a acreditar na força da cultura e da educação como instrumentos de transformação s

ocial”, diz Iranildo.

O presidente do Azulim finaliza afirmando que o projeto reforça o compromisso de construir uma sociedade mais justa e plural, em que a arte serve de ponte para a conscientização e a cidadania.

Agenda de apresentações

  • Escolas Contempladas em Sobradinho
  • Escola Classe Sítio das Araucárias – 16 de abril, das 13h às 17h
  • Escola Classe Santa Helena – 22 de abril, das 09h às 13h.
  • CEF 03 – 24 de abril, das 8h às 12h
  • CEM 01 -em confirmação
  • CEF 04 – 16 de maio, das 13h às 17h
  • Escola Classe 15 – 20 de maio, das 13h às 17h
  • Escolas Contempladas Sobradinho 2
  • CEM 04 – 08 de maio, das 13h às 17h.
  • CEF 08 – 12 de maio, das 13h às 17h.
  • CEF 07 – 29 de maio das 8h às 12h.
  • CEF 09 – 06 de junho, das 13h às 17h.

Grupo Cultural Azulim
Criado em 1993 e enraizado em Sobradinho II, Distrito Federal, é um verdadeiro farol de transformação social por meio da cultura. Com uma trajetória marcada pelo compromisso com a arte-educação, a capacitação profissional e o fortalecimento comunitário, o grupo encontrou no hip-hop sua principal ferramenta de impacto. Através do rap, DJ, breakdance e grafite, Azulim não apenas fomenta talentos, mas também impulsiona a identidade e o protagonismo das juventudes periféricas. O nome “Azulim” nasceu de uma gíria local que, antes usada de forma pejorativa, foi ressignificada pelos próprios integrantes e transformada em um símbolo de resistência e orgulho. Em 2023, o grupo celebrou três décadas de atuação, consolidando seu legado com o documentário “A Gangue que Virou ONG”, uma obra que retrata sua jornada desde os primeiros passos até o reconhecimento como uma referência sociocultural Ao longo dos anos, o Azulim reafirmou sua missão de usar a cultura como ferramenta de inclusão, promovendo a autoestima e a valorização das raízes periféricas. Seu trabalho é um testemunho vivo de que arte e coletividade podem mudar realidades e construir novos futuros.

Serviço:
O quê: Projeto Tributo a Dandara e Zumbi- iniciativa do Grupo Cultural Azulim que une arte, educação e militância cultural para promover a igualdade racial.
Onde: 10 escolas públicas do Distrito Federal
Quando: A partir de 16 de abril
Informações: @gc.azulim
O projeto “Tributo a Dandara e Zumbi” é realizado pelo Grupo Cultural Azulim por meio de um Termo de Fomento da Fundação Palmares, do Ministério da Cultura.

brasiliatododia

Recent Posts

Ana Beatriz Barroso lança o romance autobiográfico Refloresta no Sebinho da 406 Norte

Brasília recebe, nesta sexta-feira, 19 de dezembro, das 17h às 20h, no Sebinho da 406…

1 semana ago

A poesia como permanência e transformação

A poeta Maria Reis Neves, estudiosa da palavra e devota da literatura, lança seu novo…

3 semanas ago

Semenando escritores para transformação da educação

No CEF 418, em Santa Maria, a literatura não é apenas um conteúdo escolar: é…

3 semanas ago

13º Festineco continua neste fim de semana com dois espetáculos de teatro de formas animadas

Bonecos preparados. Palco pronto. Pipoca quente. A magia continua. O 13º Festineco- edição férias escolares…

3 semanas ago

Lançamento de Dois Pontões de Cultura em Brasília com celebração popular e apresentações teatrais

Biblioteca Demonstrativa do Brasil recebe o Pontão Popular e Periférico (Gama) e o Pontão MAPATI…

2 meses ago

Tereza Cruvinel e a Tagore Editora lançam dia 17 de setembro livro no Beirute

  A jornalista Tereza Cruvinel e a Tagore Editora lançam no próximo dia 17 de…

3 meses ago