“HOLLYWOOD NO CERRADO”, NO CINE BRASÍLIA com Mercedes Urquiza

O filme com direção de Armando Bulcão e Tania Montoro traça uma nova perspectiva sobre a ocupação do Centro-Oeste do Brasil

Foto do Cartaz do filme

Apaixonada por Brasília, Mercedes Urquiza tem uma história incrível com a capital federal. Aportou por essas terras no ano de 1957, a bordo de um jipe em uma viagem de 48 dias de Buenos Aires até o planalto central, quando Brasília ainda nem constava do mapa do Brasil. Acompanhada do marido viveu a saga da construção de Brasília em um clima que compara aos cenários dos filmes de faroeste americanos. Período que é retratado também no documentário “Hollywood no Cerrado”, que será apresentado na quarta-feira (15), no Cine Brasília. Narrado na forma de um almanaque audiovisual, o filme retrata as transformações culturais, econômicas e midiáticas anteriores à transferência da capital do Brasil para Brasília.

Animações e depoimentos revelam a história de vida de sertanejos, missionários, imigrantes europeus, sírio-libaneses, norte-americanos e de astros de Hollywood que desbravaram o velho Centro-Oeste em busca da terra prometida. Mercedes Urquiza, que era amiga de Mary Martin, famosa atriz de musicais da Broadway, também está no documentário que será apresentado no Cine Brasília.

Mercedes dedica a Mary Martin um capítulo do seu segundo livro A Nova Trilha do Jaguar. De Brasília, minhas memórias (Ed. Tagore), que estará autografando após a sessão de cinema. Como no filme, Mercedes nos brinda com relatos e narrativas que falam de momentos únicos, de sua vida na nova capital como jornalista, empresária de turismo e como mãe de uma família que formou em Brasília, com o nascimento de suas duas filhas, cinco netos e seis bisnetos.

Histórias de uma mulher à frente de seu tempo e que pode ser considerada uma autêntica embaixadora não oficial da cidade que ao longo dos últimos vinte anos têm levado a história da maior saga do Século XX, através de exposições e palestras pelo Brasil e por cerca de 60 países. “Aos 64 anos de vida, Brasília é a cidade contemporânea mais admirada do planeta. O mundo se curva diante da saga de nosso povo que se deu as mãos para construir um futuro melhor. Nossas histórias, algumas reproduzidas em meus dois livros, estão gravadas para sempre em cada tijolo da capital da esperança”, afirma Mercedes.

Serviço:

brasiliatododia

Recent Posts

Poesia com Cheiro e Sabor de Café

Por Tagore Alegria Existe algo melhor do que livros acompanhados de café? E se for…

5 dias ago

Lançamento do Livro: “Reflexões sobre os meus passos no Caminho de Santiago” por Luiz Valério

Hoje, às 19h30, Luiz Valério lança sua mais nova obra intitulada "Reflexões sobre os meus…

6 dias ago

A literatura invísivel de Brasília

Por Tagore Alegria Há uma narrativa que permeia Brasília, uma narrativa que não é contada…

1 semana ago

A resistência pela arte no Gama

O Vila Sarrafo II traz toda a potência da Batalha do Inflama, DJs Fraktal e…

3 semanas ago

Meu quintal queimou e eu não pude dizer nada. Brasília queima.

Por Tagore Alegria No poema Caminho de Maiakovsky do escritor brasileiro Eduardo Alves da Costa,…

4 semanas ago

Música e Teatro na 1ª Feira Cultural da Candangolândia

De sexta a domingo desta semana (5 a 7 de julho), evento vai fazer a…

3 meses ago