Nas entrelinhas: Ofensiva de Israel torna a ONU irrelevante

Publicado em Brasília, China, Comunicação, Economia, EUA, França, Israel, Itamaraty, Memória, Política, Política, Reino Unido, Rússia, Ucrânia, Violência

A deterioração da situação internacional tem por pano de fundo o colapso da chamada ‘pax americana’, a unipolaridade surgida após o fim da antiga União Soviética

As críticas a Israel feitas pelo presidente da ONU, Antônio Guterres, em meio à crise humanitária em Gaza, provocaram forte reação do ministro de Relações Exteriores israelense, Eli Cohen, que pediu a renúncia do diplomata português e anunciou que os vistos para funcionários da ONU foram suspensos por seu país. A crise diplomática escalou após declarações de Guterres de que os ataques do Hamas, em 7 de outubro, que deixaram 1.400 mortos, não aconteceram “no vácuo” — fazendo referência aos “56 anos de ocupação” dos palestinos por Israel. E não justificam a morte de 5,8 mil civis palestinos, muitas mulheres e crianças, e o deslocamento de mais de um milhão para o Sul de Gaza.

A forma como Israel ataca Guterres e pretende tratar o pessoal da ONU que atua na região em missões humanitárias, dos quais 35 já morreram nos bombardeios, é um sintoma da profunda crise que paralisa a organização. Seu Conselho de Segurança, presidindo provisoriamente pelo Brasil, não consegue aprovar uma resolução sobre o conflito, apesar dos esforços de mediação do chanceler brasileiro Mauro Vieira. Ontem, foram rejeitadas mais duas resoluções — uma apresentada pelos Estados Unidos e outra pela Rússia. A disputa entre as duas maiores potências militares do planeta tem por pano de fundo a Guerra da Ucrânia, apesar dos 1.875km de distância em linha reta entre Donetsk, região ocupada pelo Exército russo, e Gaza, que Israel pretende invadir por terra, mar e ar.

A rejeição da proposta anteriormente apresentada pelo Brasil, que obteve 12 votos, com duas abstenções (Reino Unido e Rússia) e foi vetada pelos EUA, foi um presente do presidente norte-americano Joe Biden para o russo Vladimir Putin. Para o Moscou, os norte-americanos foram incoerentes e adotam dois pesos e duas medidas: exigem da Rússia o respeito ao direito internacional e aos direitos humanos na Ucrânia, mas não fazem o mesmo em relação a Israel em Gaza.

As votações de ontem também demonstraram o complexo xadrez geopolítico que paralisa e esvazia a ONU. O conselho tornou-se irrelevante, como há muito o Brasil e outros países em desenvolvimento argumentam para propor sua reestruturação. Há uma nova “guerra fria” entre EUA e Reino Unido, de um lado, e Rússia e China de outro, com a França entre o mar e o rochedo.

Nas votações de ontem, a resolução norte-americana foi vetada pela China e pela Rússia, que criticaram a falta de um pedido de cessar-fogo no texto. Votaram a favor Albânia, França, Equador, Gabão, Gana, Japão, Malta, Suíça, Reino Unido, EUA — 10 países. Rússia, China, Emirados Árabes Unidos votaram contra, enquanto Brasil e Moçambique se abstiveram.

A resolução russa não obteve os nove votos para ser aprovada. Somente teve o apoio da China, Gabão e Emirados Árabes. O texto teria sido vetado pelos EUA e Reino Unido de qualquer forma. Nove países se abstiveram: Albânia, Brasil, Equador, França, Gana, Japão, Malta, Moçambique, Suíça.

Escalada do conflito

Essas votações mostram o complexo cenário internacional, em que os EUA apoiam Israel incondicionalmente, apesar da retórica humanitária de Biden. Ontem, o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu reiterou seu ultimato aos civis que ainda estão no sul de Gaza para que deixem a região e que o Exército de Israel deve avançar a qualquer momento, com objetivo de liquidar o Hamas. A cidade de Gaza, devido aos bombardeios, virou um monte escombros, mas o Hamas até agora somente libertou quatro de mais de 200 reféns em seu poder.

O avanço israelense inevitavelmente aumentará a carnificina. Os países árabes temem que o conflito se alastre para o sul do Líbano. Caso o Hezbollah ataque o território de Israel, a nova frente será um confronto muito mais violento, seja pelo poder da milícia libanesa, seja pela reação de Israel, que ameaça invadir o país vizinho novamente. Na fronteira com a Síria, a situação também é tensa por causa da forte presença do Hezbollah.

A maior preocupação é com o Irã, que arma e financia tanto o Hamas quanto o Hezbollah, e não aceita a existência de Israel. A forte presença naval dos EUA no Mediterrâneo é um recado de que a entrada do Hezbollah no conflito pode ser interpretada como uma agressão do Irã e provocar uma retaliação de Israel, quiçá dos EUA.

A deterioração da situação internacional tem por pano de fundo o colapso da chamada “pax americana”, a unipolaridade surgida após o fim da antiga União Soviética. A emergência da China como segunda potência econômica mundial reabriu as possibilidades de restabelecimento do multilateralismo, mas os fóruns criados para isso, como a ONU, estão paralisados. A China investe no fortalecimento de outros organismos internacionais, principalmente a ampliação do Brics, e na diplomacia do chamado Sul Global. Sem intervir no conflito, mansamente, prefere ver o circo pegar fogo.