Nas entrelinhas: Macron vive dias de Thatcher com reforma na França

Publicado em Brasília, Cidades, Comunicação, Desemprego, Economia, Educação, Eleições, EUA, França, Macron, Memória, Partidos, Política, Política, Previdência, Reino Unido, Trabalho

Ao pretender aumentar por decreto a idade mínima para a aposentadoria 62 para 64 anos, o presidente francês viu o povo voltar às ruas para protestar contra a reforma da previdência

Os franceses gostam de resolver suas contradições nas ruas, desde a Revolução de 1789, que acabou com o Antigo Regime os privilégios da aristocracia. A Queda da Bastilha, em 14 de julho de 1789, espalhou a revolução por toda a França e mudou a História do Ocidente. Mutualistas e coletivistas, os trabalhadores franceses voltariam às barricadas em 1871, na Comuna de Paris, tomando o poder sem estarem preparados para isso. Mesmo assim, o assalto aos céus passou a ser o objetivo dos trabalhadores europeus, que se dividiram em duas grandes correntes: a social-democrata e a comunista.

Para a formação dos partidos operários contribuíram as teses do judeu-alemão Karl Marx, sustentadas na Conferência de Londres da I Internacional Socialista, em 1871: “Em sua luta contra o poder reunido das classes possuidoras, o proletariado só pode se apresentar como classe quando constitui a si mesmo num partido político particular, o qual se confronta com todos os partidos anteriores formados pelas classes possuidoras”.

O Partido Trabalhista britânico surgiu fortemente influenciado por essas ideias. Chegou ao poder em 1924, como partido de base operária, reformista, liderado pelo primeiro-ministro Ramsay MacDonald. Após a Segunda Guerra Mundial, o “Estado de bem-estar social” britânico viria a se reproduzir por quase toda a Europa.

Quando a conservadora Margareth Thatcher derrotou os trabalhistas e assumiu o poder, em 1979, a Europa estava em recessão econômica, com inflação alta, muito desemprego e crise energética. A seguridade social britânica foi posta em xeque: a reforma da previdência excluiu 15 milhões de segurados, que dela saíram para os fundos de pensão; restaram 6,5 milhões de trabalhadores de baixa renda.

Primeira mulher a ocupar o cargo de primeiro-ministro britânico, com mão de ferro, Thatcher realizou reformas liberais para reduzir os impostos e diminuir o poder dos sindicatos. Seu primeiro governo foi marcado por diversas greves e manifestações dos sindicatos trabalhistas, mas o desemprego minou a resistência dos grevistas. Apesar disso, sua intervenção nas Guerras das Malvinas (Guerra entre Inglaterra e Argentina), em 1982, aumentou sua popularidade.

Thatcher conseguiu sua primeira reeleição em 1984, em decorrência desse fato. No segundo mandato, Thatcher promoveu um programa de privatizações das empresas estatais e continuou combatendo de forma radical os movimentos sindicais trabalhistas. O êxito de sua receita neoliberal se espalhou pelo mundo, principalmente depois de adotada por Ronald Reagan, o presidente dos Estados Unidos..

Viver a vida

A reforma da Previdência de Emmanuel Macron nem de longe segue a receita de Margareth Thatcher, mas o seu enfrentamento com os sindicatos tem a mesma proporção. Ao pretender aumentar por decreto a idade mínima para a aposentadoria de 62 para 64 anos, o presidente francês viu o povo voltar às ruas como os antigos revolucionários, fazendo barricadas e ateando fogo ao que encontrasse pela frente. Na verdade, a França tem um sistema previdenciário que se tornou insustentável devido às mudanças demográficas. O gasto público chega a 55% do Produto Interno Bruno (PIB), dos quais 14,7% correspondem às aposentadorias.

A redução da idade mínima para aposentadoria de 65 para 60 anos sempre foi uma bandeira da esquerda francesa, que alcançou esse objetivo no governo de François Mitterrand, do Partido Socialista. O sonho de consumo do francês comum é se aposentar para viver a vida e conhecer o mundo. Sem apoio na Assembleia francesa para fazer a reforma, o governo anunciou que pretende recorrer ao artigo 49.3 da Constituição e implantá-la por decreto.

A principal crítica à reforma é não usar como referência o tempo de contribuição, mas o da idade. Isso prejudicaria muito mais os trabalhadores de baixa renda, que geralmente começaram a trabalhar muito mais cedo. A mobilização contra a reforma não é monopólio dos sindicatos e dos partidos de esquerda, que organizam as greves. Os partidos de ultradireita, como o Reunião Nacional (RN), de Marine Le Pen, que foi derrotada por Macron no segundo turno da última eleição, também foram às ruas contra a reforma e mobilizam seus eleitores. Cerca de 57% dos votos dos assalariados e 67% dos votos dos trabalhadores braçais votaram na direita.

Entretanto, a grande estrela dos protestos é um garoto de 15 anos, Manès Nadel, aluno do Liceu Buffon, em Montparnasse, Paris. Filho de um economista e de uma funcionária pública, único ativista de cinco irmãos, o líder secundarista construiu uma narrativa que surpreende os analistas: “Para nós, defender os serviços públicos, a segurança social e as pensões, é o nosso modelo social à proteção dos mais pobres”, disse à France Télévisions.

“Especialmente quando houver o aquecimento global, que também os atingirá primeiro. Nesse momento, serviços públicos fortes serão necessários. E quando estamos lutando contra a regressão social, estamos lutando por isso também”, completou.

Embora negue qualquer vínculo partidário, o jovem foi flagrado pela mesma emissora que o entrevistou assobiando A Internacional, a canção escrita em francês em 1871, por Eugène Pottier (1816-1887), um dos membros da Comuna de Paris, como paródia d’A Marselhesa. Só em 1888, Pierre De Geyter (1848-1932) transformou o poema em música, que se tornaria o hino da antiga União Soviética.