Lava-Jato mira campanhas nos estados

Publicado em Sem categoria

Na 26ª fase da Operação Lava-Jato, a Polícia Federal (PF) cumpre 110 mandados judiciais em oito estados e no Distrito Federal, nesta manhã de terça-feira (22/3). A ação, intitulada “Xepa” é um desdobramento da Acarajé, a 23ª etapa, que atingiu o publicitário João Santana. A Operação mira as campanhas eleitorais da presidente Dilma e de seus aliados em São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Bahia, Piauí, Distrito Federal, Minas Gerais e Pernambuco.

A PF esteve esteve no Hotel Golden Tulipa, nas proximidades do Palácio da Alvorada. Como o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se hospeda no hotel, ação gerou apreensão no governo. A presidente Dilma Rousseff passou na porta do hotel quando a operação estava sendo realizada, de bicicleta, sem se dar conta do que estava acontecendo. A Operação não vazou. O foco das investigações é a contabilidade paralela da Odebrecht, que teria irrigado campanhas eleitorais com recursos desviados da Petrobras.

Cerca de 380 policiais federais atuam em São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Bahia, Piauí, Minas Gerais, Pernambuco, além da capital federal. São 67 mandados de busca e apreensão, 28 mandados de condução coercitiva, 11 mandados de prisão temporária e 04 mandados de prisão preventiva.

Segundo a PF, a Odebrecht se utilizou de operadores financeiros ligados ao mercado paralelo de câmbio para efetuar pagamentos em espécie. Os presos serão levados para a Superintendência da Polícia Federal em Curitiba. Seus nomes não foram divulgados ainda.