A opção pela primeira infância

Compartilhe

VISTO, LIDO E OUVIDO
Criada por Ari Cunha (In memoriam)

Desde 1960

Com Circe Cunha  e Mamfil

jornalistacircecunha@gmail.com

Facebook.com/vistolidoeouvido

Instagram.com/vistolidoeouvido

Foto: radardaprimeirainfancia.org.br

Uma observação nos 22 ministérios que darão assessoria ao próximo presidente mostra que, nessa relação, pelo menos por enquanto, não existe uma pasta com esse status para cuidar do problema mais fundamental do país, um possível ministério da primeira infância. Não que a constituição de uma pasta com essa missão específica vá, por si só, resolver, como um passe de mágica, essa que é a mais urgente e delicada questão do Brasil atual.

Nos países desenvolvidos, onde a educação é prioridade máxima, acima de qualquer outro assunto, há tempos seus governos despertaram para a importância da máquina do Estado dedicar todos os esforços e atenções sobre os jovens cidadãos, sobretudo na fase da primeira infância. É nesse período curto da vida humana que as janelas de oportunidade estão escancaradas para a apreensão do mundo. O assunto não tem nada de romântico ou idealista. Renomados estudiosos não só da área da educação, mas de diversos ramos da ciência em todo o mundo, vêm dedicando suas pesquisas sobre a importância e os efeitos de se investir pesado na aprendizagem durante a primeira infância.

Esse é o caso de James Heckman, professor da Universidade de Chicago e Prêmio Nobel de Economia no ano 2000. Para esse pesquisador e criador de métodos científicos que avaliam a eficácia de programas sociais, principalmente voltados para a primeira infância, é na fase que vai de zero a seis anos, período em que o cérebro se desenvolve de forma rápida, que há um enorme poder de absorção e de aprendizado da vida. É nesse período particular que estão concentrados, segundo Heckman, todas as possibilidades de captação do conhecimento e das emoções, que irão preparar o terreno futuro e farão toda a diferença para o resto da vida de um indivíduo. É nessa fase que estão reunidas as grandes chances de sucesso de uma pessoa.

A frase que foi pronunciada:

“A vida é um eco! Se você não está gostando do que está recebendo, observe o que está emitindo…”

Fernanda Braga, no Pensador

Só ele

Desastre quase total em uma visita na Boulangerie, da 306 Sul. A atendente não presta atenção no pedido fazendo com que preparem errado e levem o que não era o desejado. Mais espera para a correção. Quando chove, a parte de trás do puxadinho, em área imprópria, exala um cheiro insuportável de esgoto misturado com chorume. Na hora da conta, mais surpresas. Todos os itens não foram consumidos. Conta da mesa errada. O padeiro está de parabéns.

Logo: facebook.com/La-Boulangerie

No limite

É preciso uma vistoria séria nos comércios da cidade. Pessoas com dificuldades de mobilidade estão privadas de andar pelo DF por causa das calçadas em diversos níveis, buracos no meio do caminho, postes mal localizados, marquises em franco perigo.

Foto: Uirá Lourenço/ Brasília para Pessoas (sinaenco.com.br)

Lembrete

Já é possível deduzir do Imposto de Renda gastos com cuidadores, casas de repouso, aparelhos auditivos, remédios, óculos e próteses auditivas.

Céu, terra e lago

Essa será a primeira vez no Brasil em que a posse do presidente terá vigilância constante pela terra, lago e pelo ar. A FAB está autorizada a abater aviões depois que a Inteligência apontou alguns movimentos suspeitos, ainda não descritos pelo Comandante de Operações Aeroespaciais da Aeronáutica, o major-brigadeiro do Ar Ricardo Cesar Mangrich. Drones também serão abatidos. Além disso, movimento de barcos no lago também será restrito pela Marinha durante a posse.

Foto: TV Globo/Reprodução

Terrível

Dificuldades para troca dos presentes. Na Sapato da Corte, por exemplo, mesmo tendo diversas lojas na cidade, se houver diferença do preço no produto não devolvem o dinheiro, nem trabalham com crédito. O comércio não tem o menor interesse em ver o cliente satisfeito com a troca. Dificulta de todas as maneiras possíveis sempre deixando parecer que qualquer solução deve ser absorvida pelo cliente como um grande favor. A experiência nos foi passada por uma leitora.

Logo: facebook.com/sapatodacorte

Viagem

Em fevereiro de 2019, a nova Constituição cubana será referendada mantendo o desejo registrado na opinião unânime dos deputados na sessão ordinária da IX Assembleia Nacional do Poder Popular pela continuidade do socialismo. Socialistas brasileiros serão bem-vindos por lá.

Foto: AP Photo/ Ramon Espinosa (br.sputniknews.com)

Urbanidade

Condomínios prediais têm enfrentado problemas com moradores que não respeitam as vagas dos vizinhos demarcadas na garagem. Há cláusulas previstas nos contratos condominiais prevendo punição para esse tipo de comportamento.

HISTÓRIA DE BRASÍLIA

O sr. Sette Câmara, sétimo prefeito de Brasília (inclusive os interinos) tomou posse ontem, dia sete, trazendo grandes esperanças para a cidade. (Publicado em 08.11.1961)

Circe Cunha

Publicado por
Circe Cunha
Tags: #HistóriadeBrasília AriCunha Brasília CirceCunha mamfil

Posts recentes

  • ÍNTEGRA

Vontade de Arte

VISTO, LIDO E OUVIDO, criada desde 1960 por Ari Cunha (In memoriam) Hoje, com Circe…

21 horas atrás
  • ÍNTEGRA

As atitudes falam mais alto do que os discursos

VISTO, LIDO E OUVIDO, criada desde 1960 por Ari Cunha (In memoriam) Hoje, com Circe…

2 dias atrás
  • ÍNTEGRA

Pano de fundo

VISTO, LIDO E OUVIDO, criada desde 1960 por Ari Cunha (In memoriam) Hoje, com Circe…

4 dias atrás
  • Íntegra

Planeta água

VISTO, LIDO E OUVIDO, criada desde 1960 por Ari Cunha (In memoriam) Hoje, com Circe…

7 dias atrás
  • ÍNTEGRA

O amanhã em nossas mãos

VISTO, LIDO E OUVIDO, criada desde 1960 por Ari Cunha (In memoriam) Hoje, com Circe…

1 semana atrás
  • ÍNTEGRA

O estandarte da igreja

VISTO, LIDO E OUVIDO, criada desde 1960 por Ari Cunha (In memoriam) Hoje, com Circe…

1 semana atrás