Greenpeace lança tabuleiro antiambiental do governo Bolsonaro

Compartilhe

Organização ambientalista cria o tabuleiro Destroybras, uma série de vídeos que mostra como o atual governo avançou muitas casas jogando contra as florestas, o clima global e a população e economia brasileiras.

O Greenpeace Brasil lançou o Destroybras, uma série de vídeos inspirados em um jogo de tabuleiro, que mostra como o governo Jair Bolsonaro tem avançado muitas casas no tabuleiro antiambiental. A série apresenta as principais ações tomadas nos dois primeiros anos de mandato do presidente e revela como é colocado, na prática, o plano de desmontar as políticas ambientais do Brasil. Para  o Greenpeace o atual governo vem jogando contra as florestas, o clima global e a população e economia brasileiras.

Acesse os vídeos da série e baixe o PDF do tabuleiro Destroybras

Desprezo pelo meio ambiente

Bolsonaro completou dois anos de mandato com uma política de desprezo ao meio ambiente, de acordo com o Greenpeace. Em 2020, houve a destruição de 30% do Pantanal por causa de queimadas criminosas, roubo de madeira, aumento recorde do desmatamento na Amazônia e avanço da grilagem e do garimpo ilegal em áreas públicas e territórios indígenas.

“Esses fatos são resultados diretos da política antiambiental da atual gestão do Brasil, que age sistematicamente no desmonte da estrutura da gestão ambiental do país e na falta de ação proposital para combater os crimes ambientais”, informou a organização.

O Greenpeace chama a atenção para a drástica redução do orçamento e da autonomia dos órgãos ambientais, substituindo servidores por pessoas não qualificadas para os cargos. “Quando avança em seu projeto antiambiental, Bolsonaro boicota a economia brasileira. Quanto mais a floresta queima, mais a imagem do Brasil se desintegra internacionalmente, prejudicando acordos e interrompendo a entrada ou represando importantes recursos financeiros para a conservação.”

As manifestações de preocupação com a política ambiental brasileira vieram a público em 2020, especialmente de governos, empresas e grupos de investidores.

Projeto de destruição

“Não há mais tempo e vidas a perder. O projeto de destruição do governo Bolsonaro precisa ser interrompido imediatamente. Para que o Brasil deixe de ser visto como um vilão ambiental, precisamos de atitudes concretas que revertam o caminho percorrido pela atual gestão e que garantam a proteção de todas as formas de vida e de nossas riquezas naturais”, declarou Thais Bannwart, porta-voz de Políticas Públicas do Greenpeace.

simonekafruni

Posts recentes

Mudança climática extinguirá principalmente espécies típicas

As mudanças climáticas podem extinguir espécies de plantas e animais nos lugares mais biodiversos do…

4 anos atrás

Reciclagem de vidro traz benefícios ambientais, econômicos e sociais

O vidro pode ser totalmente reaproveitado no ciclo produtivo, porém é necessário melhorar sua coleta…

4 anos atrás

Potes sustentáveis preservam o meio ambiente ao reduzir consumo de plástico

A Bio Mundo lança uma coleção de potes de vidro retornáveis, que visam reduzir o…

4 anos atrás

Energia eólica chega a 18 GW de capacidade instalada no Brasil

Dados de fevereiro de 2021 da Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica) mostram que o…

4 anos atrás

Campanha alerta investidores sobre aplicação em ouro da Amazônia

Consulta pública pretende colher subsídios para uma proposta de regulação, a ser apresentada ao Banco…

4 anos atrás

Instituto Nacional da Mata Atlântica comemora sete anos nesta sexta

Criado em 2014, o INMA incorporou o Museu de Biologia Prof. Mello Leitão, um dos…

4 anos atrás