Terra do Meio - Flight over Amazonia 2019 in the state of ParáTerra do Meio - Sobrevoo pela Amazonia 2019 no estado do Pará Sobrevoo pelo Pará registra aumento da devastação da Amazônia / Foto: Fábio Nascimento/Greenpeace

Desmatamento na Amazônia atinge 8,4 mil km² em 2020, segundo pior ano da história

Publicado em Catástrofe ambiental, Sem categoria

A área de devastação totalizou 8.426 km² e só perde para o recorde histórico registrado no primeiro ano do governo de Jair Bolsonaro. Em 2019, 9.178 km² foram desmatados.

Os alertas de desmatamento atingiram 216 quilômetros quadrados (km²) em dezembro do ano passado, divulgou, nesta sexta-feira (8/1), o Instituto Nacional de Estudos Espaciais (Inpe). A área é 14% maior do que a verificada no mesmo mês de 2019 e fecha o ano de 2020 com um total de 8.426 km². Essa é a segunda pior marca anual do sistema de monitoramento Deter, iniciado em 2015.

O índice de 2020 ficou abaixo apenas do recorde histórico de 2019, com 9.178 km2 desmatados. Os dois anos do governo Bolsonaro consolidam o pior cenário de alertas detectado pelo sistema na região amazônica. A média dos três anos anteriores a sua posse (2016 a 2018) foi de 4.845 km². Já nos 24 meses de gestão Bolsonaro, a média anual foi de 8.802 km², um aumento de mais de 81%.

Dezembro foi o sétimo mês da Operação Verde Brasil 2, na qual o Exército foi enviado à Amazônia, em tese, para combater as queimadas e crimes ambientais. Mesmo com a presença dos militares na região, o desmatamento continua apresentando números alarmantes e os focos de calor fecharam o ano com alta de 15%.

Repercussão

“Bolsonaro tem dois anos de mandato e os dois piores anos de Deter ocorreram na gestão dele. As queimadas, tanto na Amazônia quanto no Pantanal, também cresceram por dois anos consecutivos. Não é coincidência, mas sim o resultado das políticas de destruição ambiental implementadas pelo atual governo”, avaliou Marcio Astrini, secretário-executivo do Observatório do Clima.

O Deter foi criado para monitorar e emitir alertas sobre o desmatamento, orientando a fiscalização. Seus números apresentam estimativas confiáveis sobre o ritmo de derrubada da floresta. Contudo, os alertas não são o índice oficial de desmatamento do país, o que é calculado pelo sistema Prodes, também do Inpe.

One thought on “Desmatamento na Amazônia atinge 8,4 mil km² em 2020, segundo pior ano da história

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*