No aniversário do Acordo de Paris, Joe Biden diz que EUA retomarão pacto global

Publicado em aquecimento global, Mudanças climáticas

Presidente eleito dos Estados Unidos afirma que convocará uma cúpula mundial sobre o tema em seus primeiros 100 dias na Casa Branca. Enquanto isso, o Brasil, ex-potência climática, se afasta cada vez mais das metas. Movimento toma as ruas no quinto ano do Acordo de Paris, que estipula em 1,5°C o limite para o aumento da temperatura global no fim do século.

Enquanto o Brasil segue o discurso do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e se afasta das metas de redução de emissões de gases de efeito estufa, o democrata Joe Biden, presidente eleito dos EUA, garantiu, neste sábado (12/12), que o país voltará ao Acordo do Clima de Paris “no primeiro dia” de seu governo, e que convocará uma cúpula mundial sobre o tema em seus “primeiros 100 dias” na Casa Branca. O Acordo de Paris completa cinco anos hoje, com a recomendação de um aumento da temperatura global no fim do século de, no máximo, 1,5°C. 

“Começarei imediatamente a trabalhar com meus colegas em todo o mundo para fazer tudo o que puder, incluindo convocar os líderes das maiores economias para uma cúpula do clima em meus primeiros 100 dias no cargo”, disse Biden, em um comunicado. A cerimônia de posse do novo presidente americano está agendada para o próximo dia 20 de janeiro. Biden acrescentou que seu governo aumentará “a ambição de metas domésticas” em matéria de clima e colocará “o país em um caminho sustentável para atingir emissões líquidas zero até 2050”.

Enquanto isso, o Brasil, que já foi uma potência climática, se afasta cada vez mais dos compromissos com as metas. O atual governo preferiu o caminho da desinformação ao anunciar a nova Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC), considerada um retrocesso por ambientalistas. Divulgada pelo ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, a NDC promete zerar as emissões de gases de efeito-estufa até 2060. Na prática, reduziu a ambição do país.

Protestos

Não à toa, manifestantes foram às ruas protestar. Na sexta-feira (11/12), ambientalistas participaram de ato em frente ao Palácio do Planalto. “O mundo prestará atenção ao quinto aniversário do Acordo de Paris. Porém, não temos motivo nenhum para comemorar essa data. Todos os governos falharam, o governo Bolsonaro/Mourão entre os piores, em garantir medidas que contribuam com a redução das emissões globais. Se continuarmos no atual ritmo, veremos a crise climática se tornar incontrolável. Não podemos deixar isso acontecer. No mundo todo, dezenas de cidades também se manifestam entre hoje e amanhã, 11 e 12 de dezembro com a palavra de ordem #LutePor1Ponto5C”, informou, ao Blog 4E, a Marcha Mundial por Justiça Climática. Ao todo, são 157 ações planejadas em 89 países.

One thought on “No aniversário do Acordo de Paris, Joe Biden diz que EUA retomarão pacto global

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*