Museu Nacional será tela de projeção para alertas sobre fome e alimentação

Publicado em desenvolvimento sustentável, Objetivo de Desenvolvimento Sustentável, ODS

Agências da Organização das Nações Unidas (ONU) promovem ações para lembrar Dia Mundial da Alimentação. Em Brasília, Museu Nacional projetará informações e dados sobre a fome.

Para celebrar o Dia Mundial da Alimentação de 2020 no Brasil, a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) e o Centro de Excelência contra Fome do Programa Mundial de Alimentos (WFP) realizam ações com o objetivo de dar visibilidade ao tema da alimentação.

Nos dias 15 e 16 de outubro, entre 18h e 22h, quem passar em frente ao Museu Nacional da República, em Brasília, irá assistir à projeção, na fachada externa, de fotos de Heróis da Alimentação, além de ler mensagens sobre a importância da digitalização no campo e da transformação dos sistemas alimentares no contexto pós-covid-19, além de dados sobre a fome no mundo.

 

Museu Nacional da República / Foto: Ed Alves/DA Press

Com o tema “Cultivar, nutrir, preservar. Juntos”, o #DMA2020 pede solidariedade internacional para ajudar os mais vulneráveis a se recuperarem e para que os sistemas alimentares sejam fortalecidos de forma mais sustentável e resiliente. “Nossas ações são nosso futuro e todos nós temos um papel a cumprir, desde escolher opções de alimentos que melhorem tanto nossa saúde quanto nosso sistema alimentar, até não deixar hábitos sustentáveis caírem no esquecimento”, disse a FAO.

No dia 16 de outubro, com o objetivo de propor uma reflexão sobre nossos hábitos alimentares e sobre a importância de reconhecer e apoiar nossos heróis da alimentação, às 17h, no canal do YouTube da ONU Brasil, acontece a live #DiaMundialDaAlimentação: Iniciativas Inspiradoras, com a participação de jovens que atuam em projetos e iniciativas voltadas à alimentação e à agricultura, e que vêm transformando nossos sistemas alimentares.

“A comida é a essência da vida e a base de nossas culturas e comunidades. Preservar o acesso a alimentos seguros e nutritivos é — e continuará a ser — uma parte essencial da resposta à pandemia da covid-19, particularmente para as comunidades mais vulneráveis. Em um momento como este, todos nós precisamos garantir que nossos sistemas alimentares sejam capazes de cultivar uma variedade de alimentos para nutrir a população e preservar o planeta, juntos.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*