Fork-tailed Woodnymph, Thalurania furcata 09_16_2018_1509

Preservação da biodiversidade contribui para evitar novas epidemias

Publicado em Biodiversidade, Educação ambiental

No dia 22 de maio é celebrado o Dia Mundial da Biodiversidade. Em meio à pandemia, a data serve para alertar sobre a importância da preservação da natureza como forma de contribuir para o equilíbrio dos ecossistemas e evitar o risco de situações de proliferação de vírus e ocorrências de epidemias, como a do novo coronavírus.

As mudanças climáticas e a perda de biodiversidade, e o consequente desequilíbrio ecológico, são fatores que possibilitam o surgimento de novas pandemias. “Quando o homem devasta a natureza, ele acaba colocando à prova a própria existência, pois a perda do habitat — provocada por desmatamentos e destruição de florestas, poluição de rios, queimadas e outras ações humanas — levam os animais a invadir os centros urbanos, que avançam sobre onde antes viviam em paz. Isso faz com que doenças novas cheguem a ambientes urbanos, como é o caso da febre amarela, que antigamente se restringia às áreas rurais e florestais, mas que hoje já ocorre até mesmo em São Paulo”, explica Douglas Trent, ecólogo americano há 40 anos no Brasil e diretor de Pesquisas do Projeto Bichos do Pantanal.

Realizado pelo Instituto Sustentar e patrocinado pela Petrobras, por meio do programa Petrobras Socioambiental, o Bichos do Pantanal é um projeto que abrange desde educação ambiental, priorizando a conexão com a natureza, desenvolvimento do turismo sustentável local, principalmente de observação da vida silvestre, até a pesquisa científica, que busca entender as interações ecológicas da biodiversidade do Pantanal, o bioma mais preservado em nosso país.

O Brasil é o país com a maior biodiversidade do planeta. Esse fato representa um valor inestimável para o mundo inteiro, uma vez que a diversidade da natureza é a chave para a sobrevivência humana. Proteger toda essa riqueza natural não é algo simples e exige cada vez mais atenção de todas as pessoas e requer muita pesquisa científica.

Biodiversidade e educação ambiental

Na tentativa de conscientizar as pessoas sobre a necessidade da conservação ambiental, o projeto Bichos do Pantanal criou várias ações que estão em curso na semana da biodiversidade. Dentre elas, o curso virtual sobre a conexão com a natureza como ferramenta pedagógica, voltado para profissionais da educação, professores, que ocorre dia 25 deste mês. “O objetivo é capacitar educadores para que eles levem ao conhecimento de jovens e crianças a importância da preservação do meio ambiente, desperte neles a paixão e o respeito pela natureza como o caminho a seguir na conservação da nossa biodiversidade, pois acreditamos que quem conhece ama e cuida”, comenta Jussara Utsch, diretora executiva do Instituto Sustentar.

Nesta sexta-feira (22/5), também ocorre a live “Conhecendo a Fauna Pantaneira, desmistificando os saberes e fomentando a empatia com as espécies”, com o professor, biólogo e pesquisador Mahal Massavi, às 17, que pode ser acompanhada pelo Instagram clicando aqui.

Confira a biodiversidade nas fotos do Projeto Bichos do Pantanal

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*