Dia da Terra: Nat Geo Brasil mostra biomas brasileiros em animação 

Publicado em meio ambiente, sustentabilidade

A National Geographic estreia no Dia Mundial da Terra, 22 de abril, o Nat Geo Ilustra, projeto de vídeos animados com duração de 1 minuto que apresenta os biomas brasileiros. Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pantanal e Pampa são representados em pílulas televisivas que destacam suas floras e faunas — com animais como a ararinha-azul da Caatinga e o mico-leão-dourado da Mata Atlântica. Os vídeos irão ao ar no dia 22 de abril a partir das 10h no National Geographic e National Geographic Wild.

Os conteúdos de #NatGeoIlustra mostram também as particularidades e características dos biomas de forma didática, facilitando o entendimento de quem assiste, ao mesmo tempo em que entretêm. “É um prazer apresentar esse projeto que é totalmente produzido in house por colaboradores da National Geographic, com ilustrações de Keryma Lourenço. A proposta do Nat Geo Ilustra é ter uma animação abstrata com narração informativa”, explica Mariana Balieiro, produtora da área digital.

Dia da Terra

Este projeto foi idealizado pelas equipes de Creative Services e Online da National Geographic no Brasil e liderado por Keryma Lourenço e Mariana Balieiro. Os vídeos serão exibidos durante os comerciais da programação especial do Dia da Terra, ao longo do dia, e também vão estar disponíveis no canal do Youtube do National Geographic

Além disso, para enfatizar a importância dos biomas para a preservação do meio ambiente, o canal nationalgeographicbrasil.com uma série de reportagens com informações completas sobre cada um dos biomas.

Escritas por João Paulo Vicente, as reportagens serviram como base para os roteiros dos vídeos do #NatGeoIlustra e completam a imersão no mundo dos biomas brasileiros. Para desenvolver os materiais, a equipe realizou entrevistas com dezenas de pesquisadores, elaborou infográficos e buscou referências para definir a identidade visual. 

As matérias oferecem ao leitor uma visão ampla sobre cada bioma, além de abordar sua importância, as dificuldades que existem em estudá-los e o que pode ser feito para ajudar na preservação desses ecossistemas únicos.

 

Confira a programação especial Dia da Terra:

Resgate de Leões Marinhos (18h45)
Todos os anos, centenas de milhares de animais morrem em redes de pesca descartadas ou perdidas em todo o mundo. Duas mulheres no México estão rastreando dezenas de leões-marinhos entrelaçados que estão sendo mortos lentamente por redes cortando seus pescoços. Veja como eles lideram uma equipe internacional de veterinários e especialistas em vida selvagem para capturar os leões-marinhos e realizar cirurgias delicadas para salvá-los.

Brasil Selvagem: Pantanal (19h30)
Para o espectador entrar no clima de Brasil Selvagem, o Nat Geo reprisa dois episódios da primeira temporada de Brasil Selvagem, a Pantanal. A noite começa com o A Savana das Emas que apresenta numerosas espécies, incluindo tamanduás gigantes, lobos guará e as maiores emas que migram para as pastagens do Pantanal durante a estação seca. Na sequência Refúgio das Ariranhas mostra um biólogo procurando uma ariranha no limite sul do Pantanal brasileiro.

Brasil Selvagem: Costa Brasileira (21h00)
A nova temporada da produção original Brasil Selvagem apresenta a gigantesca costa atlântica do país, que abrange 5 dos 6 biomas brasileiros. Águas azuis, verdes, infinitas praias, centenas de ilhas, recifes, costões rochosos, dunas, estuários e baías fazem da costa um dos mais ricos mosaicos de ambientes do mundo. Neste episódio de estreia vamos acompanhar a jornada das gigantes Baleias-Jubarte que todos os anos visitam a nossa costa e conhecer mais sobre a vida dos animais que vivem no Arquipélago de Abrolhos. O programa será exibido no dia 22 de abril às 21h e é uma co-produção com a Cristian Dimitrius produções.

Paraíso SubAquático: A Defesa dos Oceanos (21h45)
Do produtor executivo Martin Sheen, a produção é um conto repleto de aventuras e espetacularmente belo sobree o nascimento do movimento global para proteger o mar. Dos mundos subaquáticos de gelo aos santuários de corais reluzentes, descubra o que é preciso para criar um movimento e agregar mudanças positivas.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*