Nasa-imagem

Planeta Terra: evento marca os 30 anos da imagem feita a 6 bilhões de km

Publicado em meio ambiente, Planeta Terra

No dia 14 de fevereiro de 1990, a sonda Voyager 1, da Nasa (Agência Espacial Americana), registrou uma imagem do Planeta Terra a uma distância aproximada 6 bilhões de quilômetros. Na fotografia, o planeta que habitamos é visto como um pequeno ponto azul pálido no espaço – o Pale Blue Dot. A imagem integrava uma série chamada Family Portrait, com diversos registros do Sistema Solar.

A imagem é bastante simbólica porque mostra, pela primeira vez, em imagem real, a perspectiva astronômica do Planeta Terra. Um ponto pequeno no espaço infinito. Este ano, para celebrar os 30 anos da icônica fotografia do Planeta Terra, a União Astronômica Internacional (IAU) incentiva a promoção de ações visando à reflexão sobre a fragilidade da Terra e para a necessidade de um cuidado especial e atento à nossa casa.

Assim, em consonância a este chamado da IAU e à preocupação com o único planeta ainda encontrado com condições viáveis para a vida humana, o Observatório Nacional realiza o evento Olhando para nossa casa: 30 anos do “Pálido Ponto Azul”, no dia 15 de fevereiro, sábado, no auditório do ON.

O astrônomo Jorge Marcio Carvano, chefe da Divisão de Pós-Graduação do ON, falará sobre a missão Voyager e a importância da imagem do Planeta Terra. A astrônoma Daniela Lazzaro, pesquisadora do ON e vice-presidente da IAU, mediará a mesa-redonda Astronomia para uma Cidadania Global, destacando como esta ciência pode contribuir para lidar com os desafios globais da atualidade, como as mudanças climáticas, discussão bastante necessária levando em conta a preservação do nosso único lar possível.

A mesa-redonda conta com a participação de Mauro Meirelles de Oliveira Santos, especialista em Emissões de Gases de Efeito Estufa (MCTIC e PNUD), e Sergio Besserman Vianna, especialista em Desenvolvimento Econômico Sustentável, História do Aquecimento Global e de Mudanças Climáticas, ex-presidente do Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

Para motivar o debate, será exibido o episódio final da série Cosmos, de 2014, Sem medo do escuro. O evento é gratuito e aberto ao público. No dia 15, também acontece o primeiro Sábado Astronômico de 2020, em ritmo de Carnaval. A partir das 18h, haverá observação do céu, mediada por astrônomos do Observatório Nacional, na centenária Luneta de 46cm, o maior telescópio refrator do Brasil.

Serviço

O quê: Olhando para nossa casa: 30 anos do ‘Pálido Ponto Azul’

Quando: 15 de fevereiro

Onde: Auditório do Observatório Nacional (acesso pelas ruas General Bruce 586 e General José Cristino, 77, São Cristóvão, Rio de Janeiro)

Programação:

16h – A missão Voyager e o Pálido Ponto Azul, com Jorge Marcio Carvano

16h20 – Exibição do episódio final da série Cosmos, de 2014, Sem medo do escuro

17h30 – Mesa-redonda Astronomia para uma Cidadania Global

Participantes da mesa-redonda: Daniela Lazzaro, astrônoma do ON, vice-presidente da União Astronômica Internacional; Mauro Meirelles de Oliveira Santos, especialista em Emissões de Gases de Efeito Estufa, MCTIC/PNUD; Sergio Besserman Vianna, especialista em Desenvolvimento Econômico Sustentável, História do Aquecimento Global e de Mudanças Climáticas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*