Greta Thunberg é escolhida personalidade do ano pela Time

Publicado em aquecimento global, Mudanças climáticas

A ativista ambiental Greta Thunberg, de 16 anos, foi escolhida como Personalidade do Ano pela revista norte-americana Time.  Na capa da publicação, a jovem está perto do mar junto da frase “o poder da juventude”. A adolescente foi chamada de pirralha pelo presidente do Brasil, Jair Bolsonaro e, desde então, a hashtag #lutecomoumapirralha ganhou as redes sociais.

Bolsonaro, cuja política ambiental é criticada mundialmente, voltou a ironizar a menina. “Tem até uma pirralha que tudo o que ela fala à nossa imprensa, a nossa imprensa, pelo amor de Deus, dá um destaque enorme. Ela está agora fazendo o seu showzinho lá na COP25”, afirmou. Em resposta, Greta Thunberg adicionou o termo pirralha no seu perfil do Twitter.

Greta está desde quinta-feira passada, dia 5, em Madri, onde participa da Conferência do Clima da ONU, a COP25. Ela se tornou um símbolo da luta contra as mudanças climáticas e virou celebridade. “Greta inspirou 4 milhões de pessoas a se unir à greve climática global em 20 de setembro de 2019, na maior demonstração climática da história da humanidade”, destaca a Time. Conseguiu criar uma mudança de atitude global, transformando milhões de vagas ansiedades em um movimento mundial que pedia mudanças urgentes. Ela ofereceu um apelo moral para aqueles que estão dispostos a agir e lançou vergonha para aqueles que não o são”, continua a revista.

Carreira de Greta Thunberg

Greta ganhou atenção em agosto do ano passado, quando iniciou um protesto solitário na frente do Parlamento sueco. Todas as sextas-feiras, ela faltava às aulas e, com um cartaz com os dizeres “em greve escolar pelo clima”, distribuía folhetos com uma lista de fatos científicos sobre as mudanças climáticas.

Em janeiro deste ano, discursou no Fórum Econômico Mundial, em Davos: “Os adultos continuam dizendo que devemos dar aos jovens esperança, mas eu não quero sua esperança. Eu não quero que você seja esperançoso. Eu quero que você entre em pânico. Eu quero que você sinta o medo que sinto todos os dias. E então eu quero que você aja”, afirmou, comovendo ambientalistas por todo o planeta.

Diagnosticada com a síndrome de Asperger, um tipo leve dentro do espectro do autismo, Greta não poupa ninguém. Neste ano, na marcha pelo clima em Nova York que antecedeu a Cúpula do Clima da ONU, ela falou: “As pessoas que têm poder em todo o mundo são iguais em promessas vazias, em mentiras, em inação. A gente não tomou as ruas, não sacrificou nossa educação para fazer selfies com políticos que dizem que nos admiram. O que queremos é um futuro seguro. Estamos aqui para acordá-los. Somos uma onda de mudanças”.

#lutecomoumapirralha

Com informações da Agência Estado

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*