Plataforma de carona reduz emissão de 1,6 milhão de toneladas de GEE

Publicado em Sem categoria

A BlaBlaCar, plataforma de caronas de longa distância, evitou a emissão de 1,6 milhão de toneladas de dióxido de carbono (CO2), um dos principais Gases de Efeito Estufa (GEE), ao completar quatro anos de operações no Brasil neste sábado (30/11). Fundada na França em 2006 e, atualmente, com atuação em 22 países, a plataforma conecta motoristas e passageiros dispostos a viajar mais de 70 quilômetros entre cidades e compartilhar os custos.

Estudo da companhia aponta que o número médio de passageiros por carro no Brasil em viagens é de 1,9. Com a otimização de caronas promovida pelo aplicativo, o número salta para 3,8, o que permite a redução de emissão de GEE. No Brasil, a plataforma tem 5 milhões de usuários. 

Em 2018, foram 4 milhões de viajantes. Neste ano, o número dobrou para 8 milhões, conforme o diretor da Blablacar no Brasil, Ricardo Leite. “No ano que vem, vamos crescer mais 100%”, estimou. 

Aplicativo

Ao contrário dos aplicativos de transporte como Uber, 99 e Cabify, na plataforma BlablaCar quem faz o movimento não é o passageiro e sim o motorista, que apresenta sua data e destino da sua viagem, disponibilizando caronas. Com isso, evita emissão de GEE.

“A empresa ganha cobrando uma taxa dos passageiros, mas no Brasil isso ainda é gratuito”, afirmou Leite. Segundo o diretor financeiro (CFO) da Blablacar, Julien Lafouge, como há bastante caixa em outros países, com mercado mais maduros, isso financia a operação no Brasil. “Por enquanto”, completou o diretor brasileiro.

Apesar de o país já ser o terceiro em volume de caronas, 5 milhões de usuários cadastrados ainda é um percentual muito baixo para uma população de mais de 200 milhões de habitantes. Por isso, o potencial de crescimento é grande. “O Brasil é o que mais cresce dentre os 22 países”, ressaltou Leite. 

Já foram realizadas viagens para 2,7 mil municípios brasileiros. Regiões como o interior de São Paulo, litoral do Rio de Janeiro, Santa Catarina e Rio Grande do Sul concentram o maior volume de caronas pelo aplicativo Blablacar. “Mas o mercado do Centro-Oeste está crescendo muito”, acrescentaram os diretores.

Ricardo Leite e Julien Lafouge / Foto: Simone Kafruni

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*