Apesar de o Brasil ser palco de desastres ambientais sem precedentes, como a lama em Mariana e Brumadinho, e as manchas de óleo no litoral do Nordeste, o país também desenvolve inúmeras iniciativas sustentáveis. Confira o que está rolando de Norte a Sul:
RORAIMA
Um dos estados com maior biodiversidade do mundo, com uma multiplicidade de fauna e flora, Roraima tem uma posição geográfica com contato direto com a natureza. Para descortinar este mundo e despertar a conscientização das futuras gerações para a necessidade de preservação ambiental e de iniciativas sustentáveis, o biólogo e escritor Ronaldo Carvalho lançou, de forma independente, quatro obras com a linguagem infanto-juvenil.
A indiazinha Yasmim, Serra Pequena, A Galinha Pena, O tucano são os títulos da nova coleção Tia Beny de livros roraimenses dedicados às crianças. Com temáticas ambientais, as obras tem como proposta de despertar nos pequenos a reflexão sobre os animais e a importância de preservar o meio ambiente. Os quatro livros contam com ilustrações de Wellington da Costa Pimentel.
MINAS GERAIS
Acontece entre os dias 16 e 21 de novembro o 5º Simpósio Brasileiro de Biologia da Conservação, evento bienal que promove o encontro de pesquisadores e autoridades do meio ambiente para debaterem desafios e soluções voltados à conservação ambiental no país. A edição deste ano do encontro, que é organizado pela ONG Brasil Verde, será realizado no Centro Educacional Aprendiz, em Barbacena. As duas últimas edições aconteceram em Belo Horizonte e São Paulo. O objetivo é valorizar as iniciativas sustentáveis.
Para a organização do evento, o Brasil está passando por um momento delicado no que diz respeito ao meio ambiente e à conservação. Por isso, a necessidade de promoção de eventos como o encontro de pesquisadores e grupos que atuam diretamente no cenário ambiental do país. A ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva estará presente.
SÃO PAULO
Batatais — O programa Ambiente É o Meio da quarta-feira (13/11) levou um papo com o biólogo Fábio Pereira Picinato sobre programas de educação ambiental da Fundação José Lazzarini, com sede na cidade de Batatais, interior do Estado de São Paulo. A ONG, criada em 2003, atua na Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental Campinho da Paz por meio de projetos de educação ambiental para crianças de até 14 anos e, também, para a população.
São realizados projetos como Batatais Educação Ambiental (Batea), que conta com oficinas para alunos e professores das redes municipal, estadual e particular, e Projeto Social Pinóquio, voltado para adolescentes de 11 a 14 anos em situações de risco. As oficinas envolvem iniciativas sustentáveis.
Itapecerica da Serra — Vereadores do município concluíram nesta semana a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) instaurada para apurar as condições da construção de um centro esportivo e encontraram indícios de crimes na obra. A construção do centro esportivo era realizada com autorização da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cestesb) em uma área de mananciais de mais de 130 mil m². A obra demandou a movimentação de quase R$ 3 milhões m³ de terra, o que poderia causar danos ao meio ambiente.
A Associação de moradores do bairro vizinho à obra, o Jardim Petrópolis, em parceria com a ONG Preservar Itapecerica da Serra, denunciou a obra ao Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP), que pediu explicações a Prefeitura de Itapecerica da Serra e a Cetesb. A Prefeitura, então, decidiu embargar a movimentação de terra na área e reconheceu que o projeto não mostrou um estudo de impacto ambiental.
DISTRITO FEDERAL
A viabilidade econômica da reativação da hidrovia do São Francisco foi confirmada por especialistas ouvidos pela Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados nesta semana. Dados apresentados durante a audiência pública mostram que uma barcaça poderia levar 900 toneladas de carga; quantidade que se transportada por terra, exigiria 35 carretas. A viabilidade ambiental também foi confirmada pelos debatedores: a emissão de poluentes é quatro vezes maior nas rodovias do que nas hidrovias.
SERGIPE
Quatorze escolas da rede estadual de Sergipe foram selecionadas para a XII Olimpíada Ambiental, com o tema “Resíduos Sólidos: o primeiro passo para a Sustentabilidade”. A Olimpíada é um projeto de educação ambiental idealizado pelo governo e promove iniciativas sustentáveis.
No encerramento da Olimpíada, que acontecerá no próximo dia 27, serão premiados os 10 melhores trabalhos de cada submodalidade, ou seja, em artes serão pintura, cartaz e maquete; em produção de texto serão literatura de cordel, redação e quadrinhos; em educomunicação será música para alunos e videoaula para professores.
ESPÍRITO SANTO
Uma empresa capixaba inovou no ramo de bicicletas e produziu um modelo totalmente feito com madeira de reflorestamento. Batizada de Astan Bike, a novidade reduz em 80% o impacto ambiental. Além de contribuir com o meio ambiente, a bike é mais leve do que as convencionais e pode ser personalizada de acordo com o gosto do cliente. A bike de madeira é mais confortável porque é mais flexível do que a liga de metal, por exemplo. O quadro da bicicleta pesa a partir de 4 quilos, a depender dos acessórios, já que pode ser customizada. O blog 4 Elementos aguarda uma entrevista com os idealizadores da bicicleta para divulgar mais iniciativas sustentáveis como essa.
RIO GRANDE DO SUL
A Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil), no estado gaúcho, promoveu nesta semana, uma reunião-almoço com o tema Um novo momento ambiental para o RS: Código Estadual do Meio Ambiente. O assunto foi abordado pela presidente da Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luiz Roessler (Fepam-RS), Marjorie Kauffmann.
Segundo ela, o novo código ambiental (PL- 431/2019), que foi entregue pelo governador do Estado, Eduardo Leite, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, visa a melhoria e a modernização dos procedimentos do licenciamento ambiental. A principal mudança é na adequação de procedimentos executados pela Fepam.
Fotos: divulgação
As mudanças climáticas podem extinguir espécies de plantas e animais nos lugares mais biodiversos do…
O vidro pode ser totalmente reaproveitado no ciclo produtivo, porém é necessário melhorar sua coleta…
A Bio Mundo lança uma coleção de potes de vidro retornáveis, que visam reduzir o…
Dados de fevereiro de 2021 da Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica) mostram que o…
Consulta pública pretende colher subsídios para uma proposta de regulação, a ser apresentada ao Banco…
Criado em 2014, o INMA incorporou o Museu de Biologia Prof. Mello Leitão, um dos…