WhatsApp Image 2019-10-12 at 18.24.00

Atitudes sustentáveis na mais bela cidade dos Estados Unidos

Publicado em energia solar, sustentabilidade
Árvores de todas as cores enfeitam a paisagem de Vermont/ Fotos: Simone Kafruni

Burlington (EUA) — Considerada pela revista Forbes a mais bela cidade dos Estados Unidos em 2010, Burlington, no estado de Vermont, é também exemplo de práticas e atitudes sustentáveis. Com pouco mais de 42 mil habitantes, o município tem vasta produção agropecuária orgânica e é um polo turístico e educacional, com a Universidade de Vermont situada bem no centro da área urbana.

Burlington é a mais populosa cidade do estado e fica a cerca de 72 quilômetros da fronteira entre Estados Unidos e Canadá, distante 150 quilômetros de Montreal. Em 2015, se tornou a primeira cidade nos EUA a operar inteiramente com energia renovável. Um breve passeio pelas belas estradas da região, em cujas margens há uma belíssima profusão de árvores com folhas de todas as cores e matizes nesta época do ano, revela a existência de vários painéis de energia solar. 

Energia limpa

Painéis solares se misturam à bela paisagem para garantir energia limpa

A preocupação com energia limpa e produção orgânica não são as únicas práticas sustentáveis do pacato município. As atitudes da população também revelam extrema preocupação com a preservação do meio ambiente. Em uma praça próxima à Church Street Marketplace, rua turística repleta de lojas e restaurantes aconchegantes, a derrubada de árvores antigas para dar lugar a uma iniciativa imobiliária revoltou a população.

Como forma de protesto, os habitantes prenderam na cerca da área onde estão sendo realizadas as obras de um novo empreendimento dezenas de tiras de pano com dizeres como “precisamos preservar o planeta”, “quero um futuro para minha família” e outras frases contra o corte de árvores. 

 

A luta pela manutenção das áreas verdes é global, assim como a especulação imobiliária. Como são conduzidas as políticas públicas para priorizar a preservação do meio ambiente sem comprometer o desenvolvimento econômico — ou vice-versa — e as atitudes da população diante de tais políticas é que determinarão o futuro do Planeta.

Burlington está dando exemplo! 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*